APRENDIZAGEM BASEADA EM PROBLEMAS: ESTUDO DE CASO NO ENSINO DA ÉTICA EM ENFERMAGEM
Abstract
A atuação do profissional de enfermagem exige além de saberes técnicos, o conhecimento de preceitos éticos e legais e teórico-filosóficos. A construção do conhecimento e o desenvolvimento da sensibilidade moral devem ser fomentados durante a formação profissional, para o estímulo a uma práxis fundamentada nos princípios da ética e bioética, em consonância com os dispositivos legais relacionados ao exercício profissional. Objetiva-se relatar a experiência do uso de estudos de caso como metodologia para o ensino da Ética e Legislação em Enfermagem. Trata-se de estudo descritivo, do tipo relato de experiência, de atividade de discussão de estudos de casos com acadêmicos do 1° semestre do curso de graduação em Enfermagem, em atividades da disciplina de Ética e Legislação em Enfermagem, por monitoras do Programa de Iniciação à Docência (PID). A atividade ocorreu em dois encontros com duração de 30 minutos e consistiu na apresentação de três casos com situações vivenciadas no exercício profissional da enfermagem, seguida por sessões de brainstorming para identificação dos dilemas, princípios éticos e dispositivos legais envolvidos, além de reflexão acerca da postura profissional adequada a cada situação. A troca entre os participantes (monitores e alunos da disciplina) suscitou a discussão de artigos da Lei n° 7.498/86, que regulamenta o exercício profissional, e do Código de Ética dos Profissionais de Enfermagem (CEPE). As experiências vividas em estágios e atividades de extensão por parte das monitoras contribuíram para enriquecer a discussão. Evidenciou-se que a aprendizagem se deu não apenas através de conteúdos teóricos, mas da utilização de saberes e experiências prévias, da teorização e aplicação do conhecimento a situações práticas. Além de estimular o resgate de conhecimentos teóricos dos participantes, a metodologia de aprendizagem fortaleceu a autonomia, o raciocínio crítico, a comunicação e criatividade, competências essenciais para a atuação do enfermeiro.Downloads
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Published
2021-01-01
Issue
Section
XXX Encontro de Iniciação à Docência
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