ESTRATÉGIA EDUCATIVA SOBRE SAÚDE SEXUAL E REPRODUTIVA PARA ADOLESCENTES: RELATO DE EXPERIÊNCIA
Abstract
INTRODUÇÃO: A adolescência é marcada por mudanças, que podem afetar a segurança dos jovens frente aos fatores que permeiam a sexualidade. Dessa forma, ações voltadas para essa temática nas escolas, aliadas ao autoconhecimento, podem promover a saúde sexual e reprodutiva desse público. OBJETIVO: Relatar a experiência do PET Enfermagem UFC na realização de uma estratégia educativa sobre saúde sexual e reprodutiva para adolescentes. METODOLOGIA: Relato de experiência sobre atividade de extensão realizada pelo PET Enfermagem UFC, de forma online, em escola de ensino médio do Ceará. A ação abordou saúde sexual e reprodutiva e foi realizada em junho de 2021, sob a mediação de 3 bolsistas, com duração de uma hora e trinta minutos. Houveram 100 participantes, sendo estudantes das três séries do ensino médio e professores da escola. RESULTADOS: A atividade abordou as infecções sexualmente transmissíveis e o planejamento reprodutivo por meio da plataforma Wordwall. Primeiramente, o grupo verificou o conhecimento prévio dos adolescentes sobre a temática para direcionar o momento. A explanação oral foi realizada por meio do jogo “abra a caixa”, no qual eram disponibilizadas perguntas sobre sinais e sintomas, medidas de prevenção, dentre outras relacionadas às temáticas que eram respondidas pelos participantes e comentadas pelos mediadores para aprimorar o conhecimento de forma participativa. Com isso, observou-se que os adolescentes foram receptivos durante o processo de ensino e aprendizagem, visto que tiveram uma grande participação e foi possível sanar as dúvidas do público, além de ter um feedback positivo ao final da ação. CONCLUSÃO: A experiência foi proveitosa para o grupo, pois propiciou o aprimoramento de habilidades didáticas dos petianos. Além disso, por ser online, houve participação de um número maior de alunos, que tiveram acesso a informações que podem empoderá-los no autocuidado da saúde sexual e reprodutiva.Downloads
Download data is not yet available.
Downloads
Published
2021-01-01
Issue
Section
VIII Encontro de Programas de Educação Tutorial
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.