EXPERIÊNCIA ACADÊMICA NO LABORATÓRIO DE PILATES CLÍNICO – RELATO DE EXPERIÊNCIA
Abstract
Introdução: O projeto de pesquisa de mestrado vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Fisioterapia e Funcionalidade e ao Laboratório de Pilates Clínico, ambos da Universidade Federal do Ceará, visa promover a diminuição da sintomatologia dolorosa e, consequentemente, favorecer a melhora do bem-estar e qualidade de vida em pacientes adultos com dor lombar crônica. Durante o processo de coleta de dados, os alunos participaram ativamente da avaliação e intervenção dos pacientes, ampliando as habilidades clínicas da formação fisioterapêutica. Objetivo: Descrever a experiência acadêmica vivenciada no projeto de pesquisa/extensão realizado no Laboratório de Pilates Clínico, cuja atividade principal era o atendimento de pacientes diagnosticados com lombalgia crônica. Metodologia: O presente relato de experiência possui caráter descritivo e foi realizado com base nas vivências semanais no laboratório de Pilates durante o período entre maio e outubro do ano de 2022. Resultados: Verificou-se que o uso do método Pilates contribuiu para as experiências práticas dos discentes, aprimorando suas habilidades para além do ambiente de sala de aula, oportunizando a realização de técnicas, bem como o desenvolvimento da habilidade no contato com o paciente. Ademais, a melhora clínica em pacientes com lombalgia crônica foi percebida como benéfica através do feedback do programa, favorecendo o processo de assistência à saúde. Conclusão: Além do aprendizado proporcionado aos graduandos durante o período do estudo, houve contribuições positivas para a comunidade, como a promoção da saúde em geral e qualidade de vida da população assistida ao longo do projeto.Downloads
Downloads
Published
2022-01-01
How to Cite
Franklin Soares, E., Beatriz Rabelo Bezerra, A., Maria Raulino da Silva, I., Camila Sampaio Coelho, A., Bruno Soares de Oliveira, V., & Olavo de Paula Lima, P. (2022). EXPERIÊNCIA ACADÊMICA NO LABORATÓRIO DE PILATES CLÍNICO – RELATO DE EXPERIÊNCIA. Encontros Universitários Da UFC, 7(8), 992. Retrieved from https://periodicos.ufc.br/eu/article/view/85747
Issue
Section
VII Encontro de Iniciação Acadêmica
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.