AÇÕES DE ACOMPANHAMENTO E INCENTIVO À PERMANÊNCIA DIRECIONADAS À UM ALUNO COM DEFICIÊNCIA VISUAL DO CURSO DE CIÊNCIAS AMBIENTAIS
Abstract
São inúmeras as dificuldades das quais um aluno portador de deficiência visual pode encontrar, durante seu crescimento e na trajetória acadêmica. Portanto, o objetivo deste trabalho é apresentar as ações de articulação e acompanhamento realizadas junto a um aluno com deficiência visual do curso de Ciências Ambientais, e assim, proporcionar melhores condições de acesso do aluno à universidade, tornando-a, pouco a pouco, um local justo e igualitário. As ações desenvolvidas com o aluno foram: leituras compartilhadas para melhor fixação do conteúdo estudado, conversão dos materiais didáticos para materiais acessíveis ao estudante, realização de aulas em campo alternativas com a participação do professor e da bolsista e a criação de grupos de estudos realizados juntamente pela bolsista e por outros alunos. E como resultados destas ações, podem ser citados a aprovação do aluno nas disciplinas cursadas e a motivação do mesmo, fomentando a sua permanência no curso, conforme pode ser comprovado por meio de seu relato: “para mim, este projeto está sendo mais do que importante, pois, se não fosse por tal iniciativa, provavelmente eu não teria conseguido encarar este desafio todos os dias. E eu espero que este trabalho venha a repercutir sua importância a outros que venham a necessitar, futuramente. Mas, não somente: que nós venhamos a ocupar cada vez mais o espaço que nos é por direito, e que este possa estar integralmente preparado para nos receber da forma a qual merecemos.”Downloads
Downloads
Published
2022-01-01
How to Cite
Thamires da Frota Mendes, A., Kamila Vieira de Mendonça, D., & Barbosa Viana, M. (2022). AÇÕES DE ACOMPANHAMENTO E INCENTIVO À PERMANÊNCIA DIRECIONADAS À UM ALUNO COM DEFICIÊNCIA VISUAL DO CURSO DE CIÊNCIAS AMBIENTAIS. Encontros Universitários Da UFC, 7(11), 1512. Retrieved from https://periodicos.ufc.br/eu/article/view/86272
Issue
Section
XII Encontro de Bolsistas de Apoio a Projetos da Graduação
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.