APLICAÇÃO DE JOGOS COMO ESTRATÉGIA DE EDUCAÇÃO ALIMENTAR INFANTIL
Abstract
INTRODUÇÃO: A alimentação é um dos fatores que afetam o desenvolvimento infantil, e, nesse aspecto, as crianças são um público vulnerável dentro da sociedade. Dessa forma, faz-se necessária a implementação da educação alimentar e nutricional nessa fase tão crucial para o desenvolvimento humano, podendo ser utilizado jogos como ferramenta de aprendizado. OBJETIVO: Relatar a experiência de uma atividade de promoção de educação em saúde sobre hábitos alimentares saudáveis em crianças por meio da utilização de jogos educativos. DESENVOLVIMENTO: Um estudo descritivo do tipo relato de experiência sobre aplicação de atividade educativa, referente à disciplina de Educação em Saúde do curso de Enfermagem, com 6 crianças de idade entre 6 e 11 anos da cidade de Paracuru-CE. Foram aplicados com esse grupo jogos educativos que proporcionam competitividade, criatividade e trabalho em equipe. A experiência foi dividida em quatro fases. Na primeira, foi preenchido pelos pais de cada criança um formulário com sete perguntas sobre os hábitos alimentares de seus filhos. Na segunda fase, as crianças participaram de uma pequena exposição introdutória sobre alimentação saudável permitindo um ambiente de troca de saberes que carregavam como repertório. Em seguida, foi aplicado um jogo de tabuleiro, com desafios e perguntas. Por último, foi iniciada uma discussão dos conhecimentos adquiridos durante toda a dinâmica. CONCLUSÃO: Constata-se que jogos educativos são uma ótima ferramenta de aprendizado para crianças, e podem ser utilizados para a educação alimentar, salientando que devem ser adaptados para cada faixa etária. Ao observar as respostas e desempenho das crianças em cada jogo e desafio, foi possível inferir os bons resultados que a educação em saúde, por meio de brincadeiras, pode impactar o conhecimento e a vida de cada criança, cabendo assim ao enfermeiro explorar estratégias como essa para a manutenção da qualidade alimentar nesse público.Downloads
Download data is not yet available.
Downloads
Published
2022-01-01
Issue
Section
XV Encontro de Experiências Estudantis
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.