AVALIAÇÃO DO USO DE TEATRO DE FANTOCHES COMO ESTRATÉGIA DE EDUCAÇÃO EM SAÚDE SOBRE FOTOPROTEÇÃO PARA O PÚBLICO INFANTIL

Authors

  • Vitoria Carla Carvalho
  • Victor Gabriel David Ramos
  • Katarina Maria dos Reis Araújo
  • Samuel Victor Nogueira Martins
  • Renata Monteiro Lima

Abstract

Em decorrência do Dezembro Laranja, mês destinado ao combate e prevenção ao câncer de pele, a Liga Acadêmica de Cosmetologia (LACOS/UFC) realizou ações virtuais em 2021 (por conta da pandemia por COVID-19) focadas na importância da fotoproteção como estratégia. Além do público geral alcançado pelo Instagram, a gravação de um teatro de fantoches foi tida como uma alternativa divertida e didática para conversar com o público infantil sobre a importância do tema. O objetivo deste trabalho é mostrar o nível de satisfação com o conteúdo audiovisual criado e os recursos utilizados. O vídeo de fantoches intitulado “Mas por que fotoproteção é importante?” foi elaborado por membros da LACOS/UFC para educar crianças acima de três anos de idade sobre fotoproteção. O conteúdo foi enviado a professores, pedagogos, psicólogos e responsáveis, para ser mostrado às crianças, junto a um questionário de avaliação. Como resultado, obtido de nove respostas ao formulário: 100% respondeu “5” para “Em uma escala de 1 a 5, quanto o uso de recursos visuais (animações, fantoches, plaquinhas) foi importante para repassar as informações para o público-alvo?” e para “Em uma escala de 1 a 5, o quanto as informações repassadas no vídeo são relevantes?”; 100% respondeu “sim” para “A linguagem adotada foi adequada para o público-alvo?” e “A(s) criança(s) demonstraram ter assimilado as informações do vídeo?”. Ao todo, 125 crianças foram alcançadas pela estratégia, sendo 67 (53,6%) na faixa etária de 3 a 7 anos, e 58 (46,4%) acima de 7 anos. Ademais, responsáveis por repassar o vídeo promoveram rodas de conversa e atividades lúdicas com desenhos após aplicá-lo e relataram boa compreensão por parte das crianças. Desta forma, conclui-se que o vídeo cumpriu o objetivo de ser atrativo e compreensível para o seu público-alvo e conseguiu ser uma estratégia envolvente em um contexto em que a ação não poderia ser realizada presencialmente.

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Published

2022-01-01

How to Cite

Carla Carvalho, V., Gabriel David Ramos, V., Maria dos Reis Araújo, K., Victor Nogueira Martins, S., & Monteiro Lima, R. (2022). AVALIAÇÃO DO USO DE TEATRO DE FANTOCHES COMO ESTRATÉGIA DE EDUCAÇÃO EM SAÚDE SOBRE FOTOPROTEÇÃO PARA O PÚBLICO INFANTIL. Encontros Universitários Da UFC, 7(13), 1685. Retrieved from https://periodicos.ufc.br/eu/article/view/86448

Issue

Section

XV Encontro de Experiências Estudantis