ECONOMIA COMPORTAMENTAL, NUDGES E SLUDGES
Resumen
A Economia Comportamental, é a área da Economia que se aprofunda na análise do processo humano de fazer escolhas, e o que o afeta, levando em conta fatores externos. Adicionalmente, um dos grandes marcos dessa área foi o desenvolvimento do conceito de Nudge, se referindo a uma ferramenta usada pelas áreas das ciências comportamentais, para influenciar as decisões a determinados resultados esperados, por isso tem seu uso amplamente difundido em políticas públicas, se destacando nas áreas da saúde pública, previdência social, adimplência fiscal, entre outros. No entanto, vale citar que qualquer pessoa pode fazer um Nudge, já que o arquiteto de escolha, aquele que o aplica, pode ser qualquer um que observe uma determinada situação, e perceba uma forma de melhorá-la. Os Nudges têm algumas características fundamentais, como manter a liberdade de escolha do tomador da decisão, não ser uma intervenção cara e influenciar essa decisão para melhor, entretanto, essa última propriedade por vezes não acontece. Por outro lado, é necessário citar que existe outro tipo de artifício usado para intervenções semelhantes, chamado de Sludge, no entanto, esse não segue as mesmas propriedades do anterior, já que não influenciará à melhor decisão, mas a uma específica, que beneficie outrem. Para entender como e por quê alguns Nudges geram resultados diferentes, do que é esperado, serão analisados casos empíricos conceitualmente semelhantes, e até mesmo iguais, em que esse fato foi observado, tendo em consideração não só o processo de tomada de decisões, mas o contexto em que foram aplicados. Além disso, serão abordados os Sludges e suas consequências. Por fim, o estudo tem o propósito de clarificar as razões por trás dos resultados, para que seja possível replicar os Nudges da forma mais eficiente, se possível identificando nos cenários características que sinalizem a eficiência, ou não, desse artifício da Economia Comportamental, para que não se tornem Sludges desintencionais.Descargas
Los datos de descargas todavía no están disponibles.
Descargas
Publicado
2022-01-01
Número
Sección
XXXI Encontro de Extensão
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.