EFEITOS DA ELETROMIOESTIMULAÇÃO DE CORPO INTEIRO NA REABILITAÇÃO DE IDOSOS DE UMA UNIDADE DE TRANSIÇÃO DE CUIDADOS
Abstract
Introdução: O envelhecimento promove diversas alterações corporais, comportamentais e sociais ao indivíduo, o que pode levar à diminuição de suas capacidades funcionais. As evidências apontam que a Eletromioestimulação de Corpo Inteiro (EME-CI) pode contribuir para a adesão da população idosa à prática regular de atividade física pelos seus benefícios funcionais e otimização do tempo. Objetivos: implementar um programa assistencial de EME-CI e investigar seus benefícios nas variáveis clínicas e funcionais de pacientes idosos em uma casa de transição de cuidados. Metodologia: Realização da seleção de pacientes que irão compor a pesquisa na Casa de Cuidados do Ceará, uma unidade de transição de cuidados que oferece reabilitação humanizada e multidisciplinar após alta hospitalar além de diminuir o tempo de permanência no ambiente hospitalar, seguindo os critérios de ter idade igual ou superior a 60 anos, sem limitações físicas ou mentais que interfiram na pesquisa e em seguida são divididos em grupos intervenção ou controle. Os pacientes do grupo intervenção irão realizar exercícios resistidos associados a EME-CI enquanto o grupo controle realizará apenas exercícios resistidos e após 6 semanas os grupos serão reavaliados. Organização e participação de uma capacitação de operação do equipamento de EME-CI com todos os participantes envolvidos no projeto. O projeto foi submetido ao comitê de ética e aguarda aprovação para início efetivo das coletas. Resultados: O resultado esperado é de que o uso de exercícios associados à EME-CI traga melhoras clínicas e funcionais para pacientes internados em unidade de transição de cuidados. Conclusão: Assim sendo, este estudo fornecerá maior conhecimento acerca de tipos de treinos mais adequados às necessidades de pacientes idosos internados em unidade de transição de cuidados.Downloads
Download data is not yet available.
Downloads
Published
2022-01-01
Issue
Section
XXXI Encontro de Extensão
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.