A IMPORTÂNCIA DO QUIZ COMO FERRAMENTA PARA O APRENDIZADO: RELATO DE EXPERIÊNCIA
Abstract
Para que um material contribua com a aprendizagem significativa é importante que ele seja suficientemente não arbitrário, isto é, deve possuir significação lógica para poder ser relacionado a ideias que estão dentro do domínio da capacidade humana de aprendizagem. Assim, o objetivo deste trabalho é relatar a experiência do monitor durante as atividades de monitoria utilizando Quiz como ferramenta de ensino. Nessa perspectiva, nos dias das atividades de monitoria foram aplicados quiz aos alunos da disciplina de Histologia e Embriologia Humana do curso de Odontologia da Universidade Federal do Ceará, utilizando como ferramenta o Nearpod, contendo questões que abordavam assuntos vistos previamente sobre a 1ª, 2ª e 3ª semanas do desenvolvimento humano. Optou-se pela elaboração dessa atividade, pois assemelha um jogo, no qual os participantes escolhem o personagem, o nome e fundo da tela, além da opção de pausar para permitir explicar sobre as respostas. Quanto à formulação das perguntas refletiu-se acerca dos principais assuntos e estruturas importantes, sendo escolhidas as mais relevantes, com boas imagens e estruturas destacadas para identificação destas. Além disso, durante a formulação das respostas foram considerados itens que estimulassem a reflexão sobre as diferenças dos assuntos vistos. Como resultado, foi possível experienciar pelo monitor: pontos onde os discentes tinham deficiências de compreensão e rever partes do assunto onde estes apresentavam maior dificuldade. Foi também observado uma boa receptividade pelos discentes quanto à abordagem do quiz, onde se constituiu de uma atividade lúdica e interativa entre discentes e monitores. Por conseguinte, na experiência do monitor infere-se que a aplicação do quiz foi interessante, sendo uma boa ferramenta para a fixação e para a assimilação dos conteúdos, podendo estimular o aprendizado por permitir a reflexão sobre os conhecimentos e por ser diversificada em relação às atividades rotineiras.Downloads
Download data is not yet available.
Downloads
Published
2022-01-01
Issue
Section
XXXI Encontro de Iniciação à Docência
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.