A IMPORTÂNCIA DO QUIZ COMO FERRAMENTA PARA O APRENDIZADO: RELATO DE EXPERIÊNCIA

Autores/as

  • Maria Arianny Sousa de Oliveira
  • Lucas Moreira de Araújo
  • Khalil Fernandes Viana
  • Renata Ferreira de Carvalho Leitão
  • Karuza Maria Alves Pereira

Resumen

Para que um material contribua com a aprendizagem significativa é importante que ele seja suficientemente não arbitrário, isto é, deve possuir significação lógica para poder ser relacionado a ideias que estão dentro do domínio da capacidade humana de aprendizagem. Assim, o objetivo deste trabalho é relatar a experiência do monitor durante as atividades de monitoria utilizando Quiz como ferramenta de ensino. Nessa perspectiva, nos dias das atividades de monitoria foram aplicados quiz aos alunos da disciplina de Histologia e Embriologia Humana do curso de Odontologia da Universidade Federal do Ceará, utilizando como ferramenta o Nearpod, contendo questões que abordavam assuntos vistos previamente sobre a 1ª, 2ª e 3ª semanas do desenvolvimento humano. Optou-se pela elaboração dessa atividade, pois assemelha um jogo, no qual os participantes escolhem o personagem, o nome e fundo da tela, além da opção de pausar para permitir explicar sobre as respostas. Quanto à formulação das perguntas refletiu-se acerca dos principais assuntos e estruturas importantes, sendo escolhidas as mais relevantes, com boas imagens e estruturas destacadas para identificação destas. Além disso, durante a formulação das respostas foram considerados itens que estimulassem a reflexão sobre as diferenças dos assuntos vistos. Como resultado, foi possível experienciar pelo monitor: pontos onde os discentes tinham deficiências de compreensão e rever partes do assunto onde estes apresentavam maior dificuldade. Foi também observado uma boa receptividade pelos discentes quanto à abordagem do quiz, onde se constituiu de uma atividade lúdica e interativa entre discentes e monitores. Por conseguinte, na experiência do monitor infere-se que a aplicação do quiz foi interessante, sendo uma boa ferramenta para a fixação e para a assimilação dos conteúdos, podendo estimular o aprendizado por permitir a reflexão sobre os conhecimentos e por ser diversificada em relação às atividades rotineiras.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Publicado

2022-01-01

Número

Sección

XXXI Encontro de Iniciação à Docência