AS CONCEPÇÕES MODERNAS DA TEORIA GERAL DA ADMINISTRAÇÃO: UMA ANÁLISE NA ESTRUTURA DO DEPARTAMENTO ESTADUAL DE TRÂNSITO DO CEARÁ
Abstract
O Departamento Estadual de Trânsito do Ceará – DETRAN-CE - é uma autarquia estatal de extrema necessidade para o controle da harmonia social no trânsito e, partindo das teorias modernas, viabiliza-se o encontro de características marcantes das concepções modernas da administração nessa organização. Atrelada a essa apreciação, essa pesquisa tem por finalidade basilar analisar a estrutura organizacional do DETRAN-CE à luz das concepções modernas da teoria geral da administração, apresentando como como pontos centrais as teorias estruturalista, comportamental, sistêmica e contingencial. Essa pesquisa é uma pesquisa qualitativa, com a presença de entrevistas e questionários, e tem caráter documental, investigativo e descritivo. O estudo contou com a realização de 3 entrevistas com gestores do DETRAN-CE e a análise com estatística descritiva de resposta de alguns colaboradores do órgão, no caso 12 pessoas. Dentro da pesquisa, foi constatado a presença de uma estrutura hierárquica de poder, com a existência de conflitos invitáveis, e a sutil existência de fatores motivacionais na dinâmica organizacional. No que tange o controle e a apreciação do material humano, foi analisado a conformidade em sua escassez e o suprimento, unido e exclusivamente, dos fatores físicos. No órgão, foi observado a existência de relação entre sistemas, dentro e fora da organização, e de entradas e saídas que estão presentes nas concepções modernas da administração. Em relação a dinamicidade na estrutura e a adequação aos fatores externos, foi possível perceber sua estrutura parcialmente engessada e a sua tendência recente de leve modernização, como ocorrido na pandemia do covid-19 e em pesquisas de campo realizadas.Downloads
Download data is not yet available.
Downloads
Published
2022-01-01
Issue
Section
XXXI Encontro de Iniciação à Docência
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.