O PLANEJAMENTO DO PROJETO DE PESQUISA NA DISCIPLINA DE METODOLOGIA CIENTÍFICA DOS CURSOS DE EDUCAÇÃO FÍSICA DO IEFES: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA
Abstract
O presente trabalho é um relato de experiência de bolsistas do Programa de Iniciação à Docência – PID, vinculados ao Instituto de Educação Física e Esportes da Universidade Federal do Ceará, no projeto “Ensino da Metodologia Científica”. Os autores são bolsistas no período de abril a dezembro de 2022 da disciplina Metodologia Científica, nos turnos vespertino e noturno. O estudo inicia-se a partir do processo de explicação, análise e correção de um dos trabalhos finais da disciplina Metodologia Científica – o planejamento do projeto – uma vez que ele busca identificar pontos importantes das etapas introdução, objetivos, referencial teórico e método, e, posteriormente, fornecendo auxílio na busca de fontes, na produção do fichamento e na elaboração de citações. Buscou-se analisar o uso da ferramenta “Planejamento do Projeto de Pesquisa” na disciplina Metodologia Científica dos cursos de Educação Física do Instituto de Educação Física e Esportes. Nesse sentido, para alcançar o objetivo da pesquisa, correções do planejamento foram realizadas seguindo os padrões devidamente apresentados pelo nosso coordenador, Prof. Dr. Edson Silva Soares, nas reuniões pedagógicas ao longo do semestre, o que elevou, nitidamente, o nosso processo de ensino-aprendizagem e desenvolveu experiências mútuas na área pedagógica. Pôde-se identificar dificuldades apresentadas pelos discentes no processo de criação do planejamento, tais como a escolha da temática, a superficialidade do objeto de estudo, a inter-relação entre os objetivos e o objeto de estudo, a adequação do tipo de estudo com o objeto de estudo e com o método. Desse modo, foi possível conhecermos de modo geral os alunos e suas principais dificuldades na elaboração dos planejamentos, tornando esse processo mais acessível e preciso no momento das correções, além de ampliar o nosso conhecimento na área do ensino da Metodologia Científica, o qual terá importante contribuição para a nossa formação profissional.Downloads
Download data is not yet available.
Downloads
Published
2022-01-01
Issue
Section
XXXI Encontro de Iniciação à Docência
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.