PREVALÊNCIA DO USO DE PSICOESTIMULANTES ENTRE ESTUDANTES DE MEDICINA : REVISÃO DE LITERATURA

Authors

  • Joao Miguel Goncalves Ferreira Lima
  • Matheus dos Santos Carvalho
  • Anna Melissa Noronha Oliveira
  • Rodrigo Mariano Ribeiro
  • Emanuel de Assis Bertulino Martins Gomes
  • Jose Ricardo Sousa Ayres de Moura

Abstract

INTRODUÇÃO: Substâncias psicoestimulantes são drogas com capacidade de aumentar o estado de concentração e de alerta de seus usuários, além de atuarem reduzindo a sensação de fadiga e aumentando a capacidade cognitiva. No entanto, a utilização exacerbada de psicoestimulantes podem desencadear uma série de problemas para seus usuários. Nesse contexto, faz-se necessário identificar a incidência dessa utilização entre os estudantes de medicina, alunos que são submetidos a elevação da carga horária de estudos, portanto, mais suscetíveis ao exagero no consumo dessas drogas. Então, o presente trabalho tem o objetivo realizar uma revisão bibliográfica sobre consumo de estimulantes cerebrais entre alunos de medicina. METODOLOGIA:O presente estudo se baseou na análise de artigos que versam sobre o uso de psicoestimulantes por alunos de medicina no Brasil, dando ênfase a análise do perfil dos alunos, nos estimulantes utilizados e nos efeitos adversos advindos do seu consumo excessivo. DISCUSSÃO: Foi verificado por vários estudos que o consumo de tais substância é extremamente prevalente entre os estudantes de medicina. Cafeína, bebidas energéticas , anfetaminas e metilfenidato estão entre as substâncias mais utilizadas com o fim de aumentar a função cognitiva. No entanto , alguns efeitos colaterais foram relatados com o consumo exagerado desses estimulantes. CONCLUSÃO : Para enfrentar as dificuldades do curso de Medicina, os estudantes adotam estratégias como o uso de psicoestimulantes. Apesar de corresponderem inicialmente aos objetivos estabelecidos por seus usuários, a utilização de psicoestimulantes em demasia ocasiona sérios problemas.

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Published

2022-01-01

Issue

Section

XXXI Encontro de Iniciação à Docência