O DESENVOLVIMENTO DA COMPETÊNCIA ORAL EM LÍNGUA INGLESA POR MEIO DO ENSINO DO GÊNERO “DEBATE” NO NUCLI DO ISF-UFC
Resumen
Esse estudo, que se caracteriza como experimento/estratégia didático-pedagógica, foi realizado com duas turmas do NucLi-Inglês do Idiomas sem Fronteiras em nível B2 do Quadro de Referência Europeu, com o objetivo de verificar a relação do ensino de línguas por meio do gênero oral “debate” e o impacto disso na produção oral dos cursistas no contexto de inglês para fins acadêmicos como parte do processo de internacionalização da UFC. Para isso, definimos o gênero oral “debate” conforme os objetivos de desenvolvimento do posicionamento crítico perante temas polêmicos da atualidade; a apresentação de argumentos e pontos de vista diferentes; o uso de estratégias persuasivas de argumentação; os participantes e seus papeis comunicativos, tais como os debatedores, o moderador e a plateia; os registros formais da língua inglesa para fins acadêmicos e as regras de tomada de turnos pré-estabelecidas para debates (RYBOLD, 2006). A seguir, traçamos e implementamos estratégias metodológicas com foco no ensino explicito das características do gênero; no ensino explicito das estratégias linguísticas de argumentação e persuasão e no ensino explícito de vocabulário ligado aos temas polêmicos a serem debatidos. Por meio de avaliação do desempenho dos alunos durante as aulas, e por meio de autoavaliação colaborativa, buscamos identificar quais estratégias metodológicas proporcionam mais engajamento dos cursistas nas aulas e, portanto, desenvolvimento da sua competência oral em língua inglesa.Publicado
2017-11-08
Número
Sección
XI Encontro de Práticas Docentes / V Seminário Institucional de Iniciação à Docência
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
Cómo citar
O DESENVOLVIMENTO DA COMPETÊNCIA ORAL EM LÍNGUA INGLESA POR MEIO DO ENSINO DO GÊNERO “DEBATE” NO NUCLI DO ISF-UFC. (2017). Encontros Universitários Da UFC, 2(1), 5673. https://periodicos.ufc.br/eu/article/view/30697