O DESENVOLVIMENTO DA COMPETÊNCIA ORAL EM LÍNGUA INGLESA POR MEIO DO ENSINO DO GÊNERO “DEBATE” NO NUCLI DO ISF-UFC

Autores

  • Leticia Mota e Mota
  • Gabriela da Silva Maia
  • Andreia Turolo da Silva

Resumo

Esse estudo, que se caracteriza como experimento/estratégia didático-pedagógica, foi realizado com duas turmas do NucLi-Inglês do Idiomas sem Fronteiras em nível B2 do Quadro de Referência Europeu, com o objetivo de verificar a relação do ensino de línguas por meio do gênero oral “debate” e o impacto disso na produção oral dos cursistas no contexto de inglês para fins acadêmicos como parte do processo de internacionalização da UFC. Para isso, definimos o gênero oral “debate” conforme os objetivos de desenvolvimento do posicionamento crítico perante temas polêmicos da atualidade; a apresentação de argumentos e pontos de vista diferentes; o uso de estratégias persuasivas de argumentação; os participantes e seus papeis comunicativos, tais como os debatedores, o moderador e a plateia; os registros formais da língua inglesa para fins acadêmicos e as regras de tomada de turnos pré-estabelecidas para debates (RYBOLD, 2006). A seguir, traçamos e implementamos estratégias metodológicas com foco no ensino explicito das características do gênero; no ensino explicito das estratégias linguísticas de argumentação e persuasão e no ensino explícito de vocabulário ligado aos temas polêmicos a serem debatidos. Por meio de avaliação do desempenho dos alunos durante as aulas, e por meio de autoavaliação colaborativa, buscamos identificar quais estratégias metodológicas proporcionam mais engajamento dos cursistas nas aulas e, portanto, desenvolvimento da sua competência oral em língua inglesa.

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Publicado

2017-11-08

Como Citar

Mota e Mota, L., Maia, G. da S., & Turolo da Silva, A. (2017). O DESENVOLVIMENTO DA COMPETÊNCIA ORAL EM LÍNGUA INGLESA POR MEIO DO ENSINO DO GÊNERO “DEBATE” NO NUCLI DO ISF-UFC. Encontros Universitários Da UFC, 2(1), 5673. Recuperado de https://periodicos.ufc.br/eu/article/view/30697

Edição

Seção

XI Encontro de Práticas Docentes / V Seminário Institucional de Iniciação à Docência