RELATO DE EXPERIÊNCIA: A ESCRITA DE UM MANUAL DE ONCOLOGIA PARA GRADUANDOS E GRADUADOS
Resumen
INTRODUÇÃO: A grande quantidade de conhecimento publicado diariamente em oncologia, associado à escassa literatura brasileira dedicada ao tema em nível de complexidade acessível a estudantes e médicos não-especialistas, foram desafios encontrados no módulo de oncologia. Frente a tais barreiras, foi proposto pelo professor orientador Dr. Marcelo Leite aos monitores a escrita de um manual de consulta em Oncologia geral. METODOLOGIA: Para a escrita do manual, foram selecionados dados de livros conceituados, artigos da base PubMed e guidelines de prática clínica. O texto foi escrito em formado de tópicos e esquemas gráficos, com o intuito de que a obra também servisse como referência de consulta rápida a beira-leito. DISCUSSÃO: Do ponto de vista pessoal, a escrita é uma excepcional oportunidade de aprender mais a fundo o tema. Ademais, a chance de estudar mais de uma vez o mesmo assunto por fontes bibliográficas distintas provê ao escritor uma perspectiva mais abrangente sobre como o conhecimento científico é construído, pois passa-se a observar com mais clareza as controvérsias, diferenças de força de recomendações clínicas entre diferentes escolas e o racional de novas empreitadas científicas. Escrever o livro também propiciou aos autores a prática e o aprimoramento de suas habilidades didáticas, as quais são fundamentais para quem deseja seguir carreira docente. Por fim, a criação de uma referência bibliográfica que unifica vários temas e conceitos importantes era algo por um bom tempo desejado tanto pelo corpo discente quanto pelo docente do módulo de oncologia da UFC, meta agora prestes a ser atingida com o potencial de deixar um legado de impacto na formação dos novos médicos. CONCLUSÃO: A escrita de um livro médico é uma experiência ímpar, pois permite ao escritor aprimorar seu conhecimento, pensamento crítico e didática. Ademais, tal obra pode ter um impacto relevante na assistência de muitos pacientes.Publicado
2019-01-01
Número
Sección
XXVIII Encontro de Iniciação à Docência
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
Cómo citar
RELATO DE EXPERIÊNCIA: A ESCRITA DE UM MANUAL DE ONCOLOGIA PARA GRADUANDOS E GRADUADOS. (2019). Encontros Universitários Da UFC, 4(4), 3635. https://periodicos.ufc.br/eu/article/view/58024