ESTUDO DA DIVERSIDADE GENOTÍPICA DE H. PYLORI: ESTUDO DOS GENES CAGT E CAGG EM LESÕES GÁSTRICAS DE DIFERENTES GRAVIDADES
Resumen
A infecção por H.pylori é frequente em todo o mundo, atingindo cerca de 50% da população. No Brasil, a estimativa chega a 90%. A bactéria é tida como agente etiológico de lesões gástricas benignas, como as gastrites, que são fatores de risco para o desenvolvimento do câncer gástrico. A evolução de lesões benignas para as de maior gravidade tem relação com o genótipo bacteriano. Um dos genes da bactéria mais bem estabelecidos como fator de patogenicidade é o cagA, no entanto, apenas ele não explica a totalidade das lesões. Nesse estudo, pesquisamos os genes cagG e cagT em lesões gástricas de diferentes gravidades, a fim de descrever melhor a relevância das cepas na patogenicidade. Um total de 198 amostras (H. pylori positivas) foi utilizado para a genotipagem, por meio da técnica de PCR. A maioria dos casos foi do gênero feminino (68%), apresentando idade entre 20 e 90 anos, sendo a mediana 55 anos. Observou-se frequência similar para os genes cagG e cagT (24 e 21%, respectivamente) e 10% positivos para ambos os casos. Não foi vista associação do gênero com a presença dos genes, bem como em relação à idade e a histopatologia. As gastrites foram mais recorrentes nas mulheres e significativamente (p<0.001) mais frequentes que as metaplasias. Das gastrites, 53% são ativas e 47% inativas. A presença de cagG e cagT nas gastrites ativas foi significativamente (p=0.0471 e p=0.00043, respectivamente) mais presente que nas inativas, mostrando associação do gene com a dispepsia. A presença de cagG+cagT apresentou significância em gastrites ativas (p=0.0078), mostrando que os genes da ilha de patogenicidade cag-PAI podem estar associados ao grau da gastrite. Não foram obtidos resultados significativos para metaplasia. Os dados apontam que o desfecho dispéptico pode ser também influenciado pelo genótipo bacteriano. Maior número de casos é necessário para identificar associações que possam inferir maior grau de patogenicidade da cepa, incluindo análise de outros genes.Publicado
2019-01-01
Número
Sección
XXXVIII Encontro de Iniciação Científica
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
Cómo citar
ESTUDO DA DIVERSIDADE GENOTÍPICA DE H. PYLORI: ESTUDO DOS GENES CAGT E CAGG EM LESÕES GÁSTRICAS DE DIFERENTES GRAVIDADES. (2019). Encontros Universitários Da UFC, 4(2), 1412. https://periodicos.ufc.br/eu/article/view/59286