A MULTIPROPRIEDADE NOS ESPAÇOS TURÍSTICOS LITORÂNEOS: TRANSFORMAÇÕES NO LITORAL OESTE DO CEARÁ
Resumen
A turistificação do litoral nordestino tem sido acompanhada por uma profunda transformação socioterritorial na forma de diferentes tipologias de segundas residências. A urbanização no litoral cearense ocorre principalmente a partir da ação no espaço de alguns agentes do turismo (Estado, promotores imobiliários, proprietários de terra). Nesse sentido, o Litoral Oeste cearense tem recebido destaque como vetor de expansão do imobiliário turístico, com a construção de dois grandes modelos de empreendimentos residenciais. Aliada às novas tipologias de empreendimentos, uma modalidade na forma de aquisição e uso de imóveis vem ganhando força nos últimos anos a nível nacional: a multipropriedade. Assim, o objetivo desta investigação é analisar as transformações causadas pelos novos Complexos Turísticos Residenciais de multipropriedade em municípios do Litoral Oeste cearense. Também objetiva-se, na construção da pesquisa, entender o contexto internacional da atividade do timeshare, a partir da sua origem e consolidação; caracterizar a multipropriedade no cenário nacional e entender as multiterritorialidades decorrentes da atividade turístico-imobiliária. O estudo exploratório realizar-se-á a partir de: 1) levantamento bibliográfico; 2) levantamento e interpretação de dados secundários; 3) trabalhos de campo, para coleta de informações e entrevistas semiestruturadas e 4) sistematização dos dados e informações obtidas. Preliminarmente, com as informações iniciais levantadas, pode-se constatar que os investimentos públicos e os interesses dos grupos imobiliários, ao desenvolverem projetos residenciais no modelo da multipropriedade, evidencia o potencial turístico dessas localidades e atrai novos fluxos turísticos. Conclui-se, parcialmente, que esse processo desencadeia a formação de novos territórios, suscitando a contradição entre os grupos sociais presentes. Agradecimentos à Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), pelo fomento e apoio financeiro.Publicado
2022-01-01
Número
Sección
XV Encontro de Pesquisa e Pós-Graduação
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
Cómo citar
A MULTIPROPRIEDADE NOS ESPAÇOS TURÍSTICOS LITORÂNEOS: TRANSFORMAÇÕES NO LITORAL OESTE DO CEARÁ. (2022). Encontros Universitários Da UFC, 7(14), 1819. https://periodicos.ufc.br/eu/article/view/86587