O PROCESSO ENSINO APRENDIZAGEM DE ANATOMIA HUMANA COM O AUXÍLIO DE MODELOS ANATÔMICOS 3D: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA.
Resumen
INTRODUÇÃO: Sabe-se que um conhecimento sólido acerca de anatomia humana é fundamental à atuação nas diversas áreas da saúde e o uso do cadavér ainda é um dos métodos mais eficazes no ensino dessa disciplina. Contudo, novos recursos estão inseridos nesse contexto, dentre eles, destacam-se os modelos anatômicos 3D, que trazem como vantagens durabilidade, facilidade de reprodução, e evita as questões legais, religiosas, financeiras, relacionadas ao cadáver; as peças podem ainda ser redimensionadas, facilitando visualizar estruturas anatômicas desejadas; e retratar tecidos diferentes com texturas diferentes. OBJETIVO: Relatar a experiência do auxílio de modelos anatômicos 3D no processo ensino aprendizagem de anatomia humana. MÉTODO: Trata-se de um relato de experiência acerca do auxílio de modelos anatômicos 3D no processo ensino aprendizagem de anatomia humana para alunos do curso médico da Universidade Federal do Ceará. RESULTADOS E DISCUSSÃO: Apesar de as peças cadavéricas serem ainda o método mais eficaz para o ensino de anatomia, alguns obstáculos; como a falta de acesso a cadáveres a serem dissecados, danos gerados pela manipulação excessiva das peças ao longo dos anos, a necessidade de técnicos especializados a dissecção e a dificuldade em demonstrar estruturas pequenas em peças cadavéricas; tem requerido novos meios para que esse ensino seja mais eficiente. Os modelos anatômicos 3D se apresentam como excelente alternativa, já que podem retratar fielmente a peça cadavérica, são superiores em durabilidade e podem ser impressos expandidos, facilitando sua visualização. CONCLUSÃO: O uso de modelos anatômicos 3D nas aulas práticas de anatomia humana para o curso médico é uma excelente forma de compensar as dificuldades existentes no ensino exclusivo com cadáveres já que são mais duráveis e podem se apresentar em formas expandidas das peças cadavéricas, facilitando a visualização de estruturas pequenas.Publicado
2022-01-01
Número
Sección
XXXI Encontro de Iniciação à Docência
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
Cómo citar
O PROCESSO ENSINO APRENDIZAGEM DE ANATOMIA HUMANA COM O AUXÍLIO DE MODELOS ANATÔMICOS 3D: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA. (2022). Encontros Universitários Da UFC, 7(17), 3836. https://periodicos.ufc.br/eu/article/view/88120