USO DE INFOGRÁFICOS COMO FERRAMENTA DE APRENDIZAGEM NA DISCIPLINA RECURSO FISIOTERAPÊUTICOS BIOHÍDRICOS, DO CURSO DE FISIOTERAPIA
Resumen
INTRODUÇÃO: O infográfico é uma ferramenta utilizada nos meios de comunicação, reunindo informações com uma linguagem objetiva e de fácil compreensão. Isso torna esse recurso atrativo e dinâmico, contribuindo para o estudo das avaliações de módulos, ao lado de outras alternativas de aprendizado. OBJETIVO: Otimizar o acesso às informações de conteúdos ministrados na disciplina Recursos Fisioterapêuticos Biohídricos, além de tornar o ensino mais lúdico e atrativo. METODOLOGIA: Os materiais serão elaborados na ferramenta “online” de produção gráfica, Canva. Os temas abordados serão: Propriedades físicas da água, Efeitos fisiológicos e terapêuticos da imersão, Serviço de fisioterapia aquática, Avaliação em fisioterapia aquática, Indicações e contra-indicações da fisioterapia aquática, Noções básicas de Watsu, Noções básicas de Hidrocinesioterapia, Noções básicas de Halliwick, Noções básicas de Primeiros Socorros na água, Noções básicas de BadRagaz, Fisioterapia aquática nas disfunções neurológicas, disfunções posturais relacionadas ao período gestacional e disfunções traumato-ortopédicas. A avaliação do material, pelos alunos matriculados na disciplina, será feita através de uma rubrica específica, com base no tema, nas informações e suas fontes, além da qualidade gráfica dos materiais elaborados. RESULTADOS ESPERADOS: Espera-se que os infográficos potencializem o processo de ensino-aprendizagem. Acrescenta-se a isso, na área da educação, que essa ferramenta gráfica aumente a qualidade e a eficiência de instrução dos assuntos ministrados, com base na seleção dos materiais didáticos. CONSIDERAÇÕES FINAIS: O infográfico poderá ser boa ferramenta de aprendizado a ser inserida em monitorias da disciplina Recursos Fisioterapêuticos Biohídricos, pois assumirá um papel de revisão e dinamicidade, que compreende a funcionalidade de monitorias práticas ministradas.Publicado
2022-01-01
Número
Sección
XXXI Encontro de Iniciação à Docência
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
Cómo citar
USO DE INFOGRÁFICOS COMO FERRAMENTA DE APRENDIZAGEM NA DISCIPLINA RECURSO FISIOTERAPÊUTICOS BIOHÍDRICOS, DO CURSO DE FISIOTERAPIA. (2022). Encontros Universitários Da UFC, 7(17), 4044. https://periodicos.ufc.br/eu/article/view/88334