EDUCAÇÃO MUSICAL PARA DEFICIENTES VISUAIS MEDIADAS PELA FLAUTA DOCE
Resumen
A presente pesquisa tem por objetivo analisar as possibilidades de Educação Musical Inclusiva com o emprego da flauta doce, envolvendo estudantes com deficiência visual e baixa visão, além de identificar as habilidades e competências que precisam ser trabalhadas com eles, as adaptações nos materiais didáticos e avaliar soluções e dificuldades na realização desse processo. A motivação para a investigação surgiu das minhas observações e reflexões como professora pela necessidade de compreender como abordar o ensino de forma a favorecer a inclusão musical dos estudantes, considerando que esse desafio requer que os educadores adquiram conhecimentos teóricos e práticos em relação a diferentes metodologias, para atender as necessidades educacionais individuais e garantir a efetiva interação e participação dos estudantes. A metodologia do trabalho é de natureza qualitativa, com abordagem de pesquisa-ação e os instrumentos de coleta de dados serão entrevistas e anotações em diários de bordo. A pesquisa será desenvolvida na disciplina de Artes em uma escola pública com estudantes de uma turma de 5º ano do ensino fundamental. A revisão de literatura revela, sobre essa temática, que há existência em algumas regiões brasileiras de experiências desenvolvidas na área de Educação Musical Inclusiva, mas existem poucos professores de música com capacitação para isso. Até o momento observa-se a necessidade de sistematizar conteúdos que sejam significativos aos estudantes com deficiência, compreender uma formação humana integral pela Música, enfocando as diversas dimensões do conhecimento como antevê a BNCC. O trabalho tem como embasamento teórico autores como, LOURO (2021), DECKERT (2012), BEZERRA (2012), MATEIRO e ILARI (2011), BONILHA (2010), CASTRO, (2009), SÁ, CAMPOS e SILVA (2007), dentre outros. Espera-se que esta pesquisa contribua como suporte aos educadores musicais nas demandas da área de Ensino Musical e Deficiência Visual.Publicado
2022-01-01
Número
Sección
XV Encontro de Pesquisa e Pós-Graduação
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
Cómo citar
EDUCAÇÃO MUSICAL PARA DEFICIENTES VISUAIS MEDIADAS PELA FLAUTA DOCE. (2022). Encontros Universitários Da UFC, 7(14), 2023. https://periodicos.ufc.br/eu/article/view/89165