EDUCAÇÃO SONORA ATRAVÉS DA PROGRAMAÇÃO SÔNICA
Resumen
A presente pesquisa se propõe a investigar os potenciais benefícios da atividade de criação sonora mediada por programação sônica em uma disciplina de Artes no Ensino Médio. Além do objetivo de compreender o desenvolvimento da escuta e da criatividade, o trabalho também busca investigar os possíveis benefícios proporcionados pela criação sonora no desenvolvimento da habilidade de escuta ativa dos discentes, bem como compreender de que forma a criação sonora e a programação sônica podem estimular o desenvolvimento da criatividade dos discentes e definir estratégias ativas adequadas no ensino-aprendizagem da criação sonora mediada por programação sônica. A pesquisa está sendo aplicada a jovens estudantes do Ensino Médio no Instituto Federal do Ceará – campus Fortaleza – que estejam cursando a disciplina Artes IV (Música), com carga horária de 20 horas-aula, no semestre 2022.2. Através da abordagem pedagógica construcionista, definida por Seymour Papert (1993), os estudantes foram instigados a compor criações sonoro-musicais com o apoio do software Sonic Pi. A pesquisa possui uma abordagem qualitativa e utiliza três instrumentos de coleta de dados: grupo focal, diário de campo e os produtos criativos dos discentes. A análise dar-se-á a partir da triangulação dos grupos de dados supracitados. Os resultados, embora preliminares, sugerem o desenvolvimento da criatividade e o aprimoramento da escuta ativa e sensível dos sujeitos envolvidos. Outros aspectos também vêm sendo observados, como o engajamento ativo de parcela significativa dos estudantes e a conscientização acerca da problemática da poluição sonora. Conclui-se, até o presente momento, que a criação sonora, através de abordagem pedagógica construcionista e mediada por programação sônica, contribui positivamente na aprendizagem dos discentes, aprimorando a criatividade e a escuta ativa, ampliada e sensível.Publicado
2022-01-01
Número
Sección
XV Encontro de Pesquisa e Pós-Graduação
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
Cómo citar
EDUCAÇÃO SONORA ATRAVÉS DA PROGRAMAÇÃO SÔNICA. (2022). Encontros Universitários Da UFC, 7(14), 2024. https://periodicos.ufc.br/eu/article/view/89166