INCLUSÃO ESCOLAR: UMA CAMPANHA PEDAGÓGICA COMO PROPOSTA DE PROJETO DE CONSCIENTIZAÇÃO
Abstract
Com o avanço das pesquisas educacionais sobre a temática “educação inclusiva”, as escolas foram se adaptando a receber alunos com necessidades especiais que demandam maior atenção na sala de aula. No entanto, essa convivência escolar, sem o conhecimento sobre as diversas deficiências, pode vir a ocasionar exclusão inconsciente. Inquietos por esta problemática, o estudo tem como objetivo refletir sobre o desenvolvimento de campanhas de conscientização realizadas nos anos finais de uma escola do Ensino Fundamental da rede pública de Fortaleza como meio para promover a inclusão. A campanha tomou como referência o dia 2 de abril, alusivo à conscientização do autismo e a investigação define-se como pesquisa participante realizada por duas professoras efetivas da rede municipal de ensino sendo uma do Atendimento Educacional Especializado (AEE) e a outra do Clube de Aprendizagem, professora lotada na sala de aula no 5º tempo, visando o fortalecimento da aprendizagem. Para a coleta de dados foram realizados observações e questionamentos sobre as discussões em sala e apresentação de vídeos relacionados à temática, com os alunos. Por meio da análise realizada, foi constatado no lócus da pesquisa que as práticas inclusivas são insuficientes para atender a demanda da escola, com poucas condições de realizar um ensino inclusivo de qualidade, negligenciando, desta forma, os direitos dos alunos com deficiência à aprendizagem, ao desenvolvimento e à participação efetiva na sociedade. A utilização sistemática de uma campanha pedagógica, na práxis docente, pode oferecer condições para que aconteça um ensino inclusivo de qualidade.Published
2022-01-01
Issue
Section
XV Encontro de Pesquisa e Pós-Graduação
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
How to Cite
INCLUSÃO ESCOLAR: UMA CAMPANHA PEDAGÓGICA COMO PROPOSTA DE PROJETO DE CONSCIENTIZAÇÃO. (2022). Encontros Universitários Da UFC, 7(14), 2101. https://periodicos.ufc.br/eu/article/view/89382