REDE GLOBO E A SEGUNDA FASE DE EXPANSÃO E INTERIORIZAÇÃO DA TELEVISÃO BRASILEIRA
Resumen
Com a entrada da Rede Globo visualizamos uma segunda fase da expansão e interiorização da TV, no final dos anos 60 e início dos 70. Assim, este estudo tem como objetivo principal compreender o processo de expansão e interiorização da televisão a partir da entrada da Rede Globo no mercado midiático brasileiro. A metodologia parte da pesquisa qualitativa, descritiva, bibliográfica e documental, discorrendo sobre a sua trajetória da televisão. Visualizamos que sob o aporte do grupo norte-americano Time-Life e do regime militar, a Rede Globo teve em mãos poderosas ferramentas para a sua expansão em larga escala. Além disso, o advento tecnológico corroborou para o alargamento e expansividade. Deste modo, os dados encontrados resultam na compreensão que diferentemente da pioneira Rede Tupi (compreendendo uma primeira fase), a Rede Globo já adentrou o mercado de televisão preparada para torna-se uma grande concorrente na disputa pela liderança. O projeto de afiliação de emissoras, tendo como suporte o telejornalismo local/regional, foi fundamental para a manutenção e presença da Rede Globo nos territórios brasileiros. O que também acarretou no processo de comunicação através da informação em todo o país, que funcionou como escala para as suas telenovelas – vistas como um grande produto para a inserção de anúncios publicitários. Neste sentido, é que compreendemos a existência de um segundo período do processo de expansão e interiorização da televisão. Concluímos que o final dos anos 60 e o início dos 70 marca o começo de uma nova era para a televisão. Uma expansão que vem ocorrendo até os dias atuais com a multiplicidades de telas. Agradecemos a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), enquanto órgão financiador da bolsa de doutorado, que tem possibilitado o autor no desenvolvimento da sua pesquisa.Publicado
2022-01-01
Número
Sección
XV Encontro de Pesquisa e Pós-Graduação
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
Cómo citar
REDE GLOBO E A SEGUNDA FASE DE EXPANSÃO E INTERIORIZAÇÃO DA TELEVISÃO BRASILEIRA. (2022). Encontros Universitários Da UFC, 7(14), 2304. https://periodicos.ufc.br/eu/article/view/89588