RELAÇÃO DOS FATORES SOCIODEMOGRÁFICOS COM A EXPECTATIVA E SATISFAÇÃO DE GESTANTES NO PRÉ-NATAL
Resumen
A assistência pré-natal (PN) objetiva acompanhar a evolução da gravidez, identificar e intervir nos agravos, e promover a saúde do binômio mãe-filho evitando desfechos desfavoráveis. No entanto, a expectativa e a satisfação das gestantes na assistência PN é influenciada por fatores econômicos e sociais, tornando relevante conhecer os fatores sociodemográficos que influenciam na expectativa e satisfação das gestantes. Objetivo: Analisar a relação entre variáveis sociodemográficas e a expectativa e satisfação de gestantes quanto ao pré-natal. Método: Estudo avaliativo e seccional, realizado em uma maternidade de referência em Fortaleza-Ce. A amostra foi composta por 300 puérperas de risco habitual, acompanhadas na Atenção Primária, com RN vivo. A coleta de dados ocorreu no período de março de 2020 a janeiro de 2021. Utilizou-se o instrumento de caracterização sociodemográfica e a Escala Patient Expectations and Satisfaction with Prenatal Care. Os dados foram processados no Statistical Package for the Social Science. O estudo foi aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa da Maternidade Escola Assis Chateaubriand, com parecer de n° 3.673.810. Resultados: Quanto à expectativa das gestantes, observou-se maior expectativa nas gestantes acima de 19 anos, com companheiro, de cor branca, com renda superior a 1 salário mínimo, com até 9 anos de estudo, sem ocupação remunerada e residentes no interior. Nenhuma variável apresentou associação estatística significante. Quanto à satisfação, observou-se maior satisfação nas mulheres sem companheiro (p=0,000), com até 9 anos de estudo (p=0,010) e com ocupação remunerada (p=0,048) Conclusão: Reforça-se a importância de compreender a expectativa e a satisfação das gestantes, bem como os fatores associados, para que seja favorecida a adesão da gestante nas consultas PN.Publicado
2022-01-01
Número
Sección
XV Encontro de Pesquisa e Pós-Graduação
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
Cómo citar
RELAÇÃO DOS FATORES SOCIODEMOGRÁFICOS COM A EXPECTATIVA E SATISFAÇÃO DE GESTANTES NO PRÉ-NATAL. (2022). Encontros Universitários Da UFC, 7(14), 2310. https://periodicos.ufc.br/eu/article/view/89595