UMA EXPERIÊNCIA DE ENSINO DE SOCIOLOGIA A PARTIR DA PEDAGOGIA HISTÓRICO – CRÍTICA
Resumen
A vivência do dia a dia da sala de aula na atualidade é sempre um grande desafio e a cada momento é necessário aos professores trazer para sua prática aulas diferenciadas, novas metodologias e formas de envolver os estudantes no seu cotidiano escolar. Esse trabalho é sobre uma aula dada dentro da didática para a pedagogia histórico critica de João Luís Gasparin. O plano de aula foi elaborado para os 3º anos do ensino médio da escola estadual de educação profissional Mário Alencar com carga Horária de 50 minutos, dentro da Área de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas, com o tema “A Globalização e a Cultura”, a aula foi aplicada em 3 turmas. Tinha-se por objetivos principais compreender por meio da discussão os conceitos de Globalização, indústria cultural e Cultura segundo Anthony Giddens, como somos afetados e como nos comportamos diante desses fenômenos e estamos ligados a esses processos e quais impactos temos no nosso cotidiano. A metodologia histórico- critica de Gasparin, é composta de cinco etapas que são, prática social inicial do conteúdo, problematização, instrumentalização, catarse, avaliação, prática social final do conteúdo, essas fases da aula servem para a construção do conteúdo passo a passo, baseando na reflexão e discussão com os estudantes. Metodologicamente foi construído o plano, a aula foi dada na biblioteca da escola, um espaço diferente, foi utilizado slides, músicas, sendo elas, Sweet Dreams, 3° do plural e Onda Diferente. Os resultados obtidos com essa aula foi uma maior participação dos estudantes, principalmente nos momentos das músicas, eles discutiram e argumentaram bastante de como eles estavam percebendo como essa cultura estava chegando a eles e como eles poderiam filtrar melhor o que estavam consumindo a partir daquela reflexão e conseguindo dessa forma alcançar o objetivo da didática histórico critica que é uma mudança de prática.Publicado
2022-01-01
Número
Sección
XV Encontro de Pesquisa e Pós-Graduação
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
Cómo citar
UMA EXPERIÊNCIA DE ENSINO DE SOCIOLOGIA A PARTIR DA PEDAGOGIA HISTÓRICO – CRÍTICA. (2022). Encontros Universitários Da UFC, 7(14), 2364. https://periodicos.ufc.br/eu/article/view/89649