INVOCANÇÕES: INVESTIMENTO VOCAL EM CANÇÕES PARA CRIANÇAS

Autores/as

  • Larissa Fernandes Bezerra
  • Thiago Silva Galvino
  • Maria das Dores Nogueira Mendes

Resumen

Este projeto de pesquisa, vinculado ao departamento de Letras Vernáculas da Universidade Federal do Ceará e coordenado pela Prof. Dr. Maria das Dores Nogueira Mendes, analisa o discurso literomusical brasileiro para crianças na perspectiva do investimento vocal como delineador dos posicionamentos MPB, Gospel, POP e Canção de Massa. A pesquisa tem como aporte teórico os trabalhos “O duro aço da voz: investimento vocal, cenografia e ethos em canções do Pessoal do Ceará” (MENDES, 2013), “A Produção do Discurso Literomusical Brasileiro para Crianças: uma proposta de investigação discursiva” (COSTA, 2013) e a dissertação “Posicionamentos na canção popular brasileira para crianças” (GONZALEZ, 2013). Nós, bolsistas remunerados, autor e coautor, somos responsáveis, respectivamente, pelos posicionamentos MPB e Gospel. Como o projeto só teve início em agosto de 2017, em razão dos trâmites necessários a implementação das bolsas BIA, estamos baixando os álbuns dos artistas escolhidos, ouvindo as canções e transcrevendo as letras. Além disso, reunimo-nos, semanalmente, em grupo de estudo, às segundas e quartas-feiras, para a escuta e a análise das canções que compõem o corpus da pesquisa. Tal análise é feita com base nas categorias, investimento vocal, intervocalidade e metavocalidade, propostas por Mendes (2013) e nos conceitos de posicionamento, ethos e cenografia, delineados por Maingueneu (2015). Posteriormente, organizaremos os resultados para serem apresentados em eventos científicos e, por fim, elaboraremos o relatório final da pesquisa.

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Publicado

2017-11-08

Cómo citar

Bezerra, L. F., Galvino, T. S., & Mendes, M. das D. N. (2017). INVOCANÇÕES: INVESTIMENTO VOCAL EM CANÇÕES PARA CRIANÇAS. Encontros Universitários Da UFC, 2(1), 5249. Recuperado a partir de https://periodicos.ufc.br/eu/article/view/30273

Número

Sección

II Encontro de Iniciação Acadêmica