GRUPO DE ESTUDOS DE INTRODUÇÃO A LOGOTERAPIA : UMA EXPERIÊNCIA DE COMPARTILHAR SENTIDOS
Resumen
O presente trabalho “Grupo de Estudos de Introdução a Logoterapia: uma experiência de compartilhar sentido” tem como objetivo relatar a experiência de facilitar um grupo de estudos que tem como proposta apresentar uma Linha de Abordagem Psicológica não contemplada pelo currículo regular dos Cursos de Psicologia de Fortaleza. A metodologia empregada na condução do grupo fundamentou-se nos pressupostos logoterapêuticos que priorizam o diálogo como o modo basilar de comunicar genuinamente o conhecimento. Realizou-se um total de doze encontros , no espaço do Núcleo de Psicologia Clínica (NUPLIC) , situado nas dependências do Departamento de Psicologia da Universidade Federal do Ceará (UFC) , e teve como público-alvo os estudantes de Psicologia da cidade de Fortaleza. Nele, buscou-se a evidenciar a importância da difusão da Logoterapia, enfocando a experiência de seu criador Viktor Frankl, a apresentação da Ontologia Dimensional, por ele criada, além de expor os conceitos fundamentais da análise existencial, por ele proposta, tais como : Vontade de Sentido e Sentido da Vida. Resultou , desta experiência , um grupo de estudantes instigado a aprofundar seus conhecimentos em Logoterapia e a encontrar formas de como trabalhar com ela nos diversos espaços ( escolas , hospitais , clínicas e empresas ) de suas práticas de extensão e estágios , bem como motivados a inserí-la nos seus trabalhos acadêmicos .Conclui-se assim que experiência de facilitação deste grupo de estudos promoveu a inserção da Abordagem Logoterapêutica entre os discentes dos diversos cursos de Psicologia da cidade , além de em seu desenvolvimento, ter sido para facilitadora e participantes um espaço de diálogo e compartilhamento de sentidos.Descargas
Los datos de descargas todavía no están disponibles.
Descargas
Publicado
2017-11-08
Cómo citar
Cavalcante, T. C., & Braga, J. O. (2017). GRUPO DE ESTUDOS DE INTRODUÇÃO A LOGOTERAPIA : UMA EXPERIÊNCIA DE COMPARTILHAR SENTIDOS. Encontros Universitários Da UFC, 2(1), 5651. Recuperado a partir de https://periodicos.ufc.br/eu/article/view/30675
Número
Sección
XI Encontro de Práticas Docentes / V Seminário Institucional de Iniciação à Docência
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.