O MOVIMENTO DE ATLÉTICAS E SUA CONTRIBUIÇÃO PARA A SAÚDE MENTAL E FÍSICA DOS ESTUDANTES NO AMBIENTE UNIVERSITÁRIO
Resumen
No Brasil, é evidente o crescimento do movimento de atléticas no âmbito universitário nos últimos anos, trazendo diversos benefícios à saúde mental e física dos estudantes no ambiente universitário, por meio da prática esportiva, eventos culturais e ações sociais promovidas. Nesse contexto, o presente trabalho tem por objetivo apresentar ao leitor o que é uma atlética, destacando sua estrutura organizacional e as ações promovidas na Universidade, a fim de evidenciar os benefícios trazidos para a comunidade. Assim, em um ambiente universitário estressante e desafiador, surgem as atléticas como um agente promotor do esporte e lazer aos estudantes, carregando todos os benefícios que sua prática fornece, tais como aumento da autoestima, redução da depressão e ansiedade, redução do stress, melhora a autoimagem e desenvolvimento da personalidade. Infelizmente. mesmo com todos esses benefícios, mais de 50% das pessoas entre 18 e 30 anos não praticam alguma atividade física, de acordo com dados do IBGE, sendo esta a principal faixa etária dos estudantes universitários. Desse modo, por meio treinos semanais e de eventos, como os já realizados pela Associação Atlética Acadêmica da Faculdade de Direito (Centenária), por exemplo, duas edições do Torneio XSTF, que envolve esportes individuais como: xadrez, sinuca e tênis de mesa, e a Copa Centenária, que teve modalidades coletivas, como: basquete, futsal, vôlei, dentre outros, é possível influenciar a vida de diversos jovens e transformar as suas realidades com escopo de contribuir para que os dados citados acima apenas diminuam. Para a realização do presente trabalho, foram colhidos dados relativos à experiência das atléticas em diversos campus da Universidade Federal do Ceará, bem como os benefícios que vêm sendo percebidos com a atuação das Atléticas na comunidade acadêmica.Descargas
Los datos de descargas todavía no están disponibles.
Descargas
Publicado
2019-01-01
Número
Sección
XXXVIII Encontro de Iniciação Científica
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.