PLANTAS ALIMENTÍCIAS NÃO CONVENCIONAIS (PANC): IDENTIFICAÇÃO E USOS ALIMENTARES
Resumen
As Plantas Alimentícias Não Convencionais (PANC) são espontâneas e de fácil acesso e atualmente estão sendo domesticadas em virtude de um interesse econômico em função de numerosos benefícios nutricionais de determinadas espécies. Buscou-se nesse estudo realizar a identificação e inclusão de duas espécies conhecidas como: Nirá (Allium tuberosum) e Palma Forrageira (Opuntia cochenillifera) para fins alimentícios, visando inseri-las no hábito alimentar da população. A coleta das plantas foi realizada na Horta Didática do curso de Agronomia, da Universidade Federal do Ceará - Campus do Pici. Para identificação das espécies foi utilizada a chave analítica botânica. Para a informação nutricional dos produtos elaborados, foram utilizadas as Tabelas Brasileiras de Composição de Alimentos: TACO (2011) e TBCA/USP (2019). Foram elaborados como produtos alimentícios: Pão enriquecido de Palma Forrageira e um Biscoito crocante acrescido de Nirá. Os produtos elaborados foram apresentados na Feira Cearense do Conhecimento no ano de 2019, e apresentaram uma resposta positiva quanto à aceitação e intenção de compra do público provador visitante da feira. Por se tratar de produtos naturais, isentos de aditivos alimentares, estes também abrem mercado para os produtos considerados saudáveis e de estimado valor nutritivo. A busca por uma alimentação mais saudável faz da temática PANC um dos estudos mais promissores no meio acadêmico, despertando interesses de várias áreas de pesquisa devido a sua importância nutricional.Descargas
Los datos de descargas todavía no están disponibles.
Descargas
Publicado
2019-01-01
Número
Sección
XXXVIII Encontro de Iniciação Científica
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.