TEATRO EMOÇÃO: O ESTUDO DO TEATRO DO OPRIMIDO COMO METODOLOGIA PARA DESENVOLVER HABILIDADES SOCIOEMOCIONAIS EM ADOLESCENTES.

Autores/as

  • Samantha do Nascimento Silva
  • Jose Gerardo Vasconcelos

Resumen

O presente trabalho analisa as ações do projeto de pesquisa e extensão Teatro Emoção do Programa de Educação Tutorial (PET), do curso de Pedagogia, da Universidade Federal do Ceará (UFC). O projeto Teatro Emoção possui como objetivo oportunizar experiências que desenvolvam as habilidades socioemocionais dos alunos a partir dos jogos teatrais, visando compreender a importância deste trabalho para formação integral dos mesmos. Devido a pandemia e a situação no qual todos se encontravam, o projeto teve de ser reformulado, focando no estudo teórico sobre jogos teatrais para o desenvolvimento das habilidades socioemocionais. O presente trabalho visa analisar a metodologia dos jogos do Teatro do Oprimido fomentado por Augusto Boal como meio de desenvolver as habilidades socioemocionais dos adolescentes. O projeto era desenvolvido na Escola Municipal de Tempo Integral Filgueiras Lima com alunos do 6º e 9º ano, a ideia de estudar e pesquisar sobre o Teatro do Oprimido surgiu a partir da problemática de buscar meios que condiga com as especificidades dos adolescentes que participavam do projeto, levando em consideração a realidade onde os mesmos estão inseridos. O Teatro do Oprimido é acima de tudo político (Boal,1975), é o meio de repensar as ações, de construir a consciência do eu, do outro e da sociedade, de desmacanizar o que vivemos (Boal,2005), consistindo como base da estética a palavra, o som e a imagem, visando perceber o mundo de outras formas (Boal, 1975), proporcionando um processo de desenvolvimento da autonomia. Com base nisso, evidenciamos também através do arsenal dos jogos do Teatro do Oprimido(Boal,2005), recursos para uma práxis que auxilie no processo do desenvolvimento consciente destes jovens, protagonizando novas formas de ver o mundo, de senti-lo e de lidar com o mesmo.

Descargas

Publicado

2021-01-01

Cómo citar

Silva, S. do N., & Gerardo Vasconcelos, J. (2021). TEATRO EMOÇÃO: O ESTUDO DO TEATRO DO OPRIMIDO COMO METODOLOGIA PARA DESENVOLVER HABILIDADES SOCIOEMOCIONAIS EM ADOLESCENTES. Encontros Universitários Da UFC, 5(10), 4316. Recuperado a partir de https://periodicos.ufc.br/eu/article/view/64190

Número

Sección

VII Encontro de Programas de Educação Tutorial