TEATRO EMOÇÃO: O ESTUDO DO TEATRO DO OPRIMIDO COMO METODOLOGIA PARA DESENVOLVER HABILIDADES SOCIOEMOCIONAIS EM ADOLESCENTES.
Resumo
O presente trabalho analisa as ações do projeto de pesquisa e extensão Teatro Emoção do Programa de Educação Tutorial (PET), do curso de Pedagogia, da Universidade Federal do Ceará (UFC). O projeto Teatro Emoção possui como objetivo oportunizar experiências que desenvolvam as habilidades socioemocionais dos alunos a partir dos jogos teatrais, visando compreender a importância deste trabalho para formação integral dos mesmos. Devido a pandemia e a situação no qual todos se encontravam, o projeto teve de ser reformulado, focando no estudo teórico sobre jogos teatrais para o desenvolvimento das habilidades socioemocionais. O presente trabalho visa analisar a metodologia dos jogos do Teatro do Oprimido fomentado por Augusto Boal como meio de desenvolver as habilidades socioemocionais dos adolescentes. O projeto era desenvolvido na Escola Municipal de Tempo Integral Filgueiras Lima com alunos do 6º e 9º ano, a ideia de estudar e pesquisar sobre o Teatro do Oprimido surgiu a partir da problemática de buscar meios que condiga com as especificidades dos adolescentes que participavam do projeto, levando em consideração a realidade onde os mesmos estão inseridos. O Teatro do Oprimido é acima de tudo político (Boal,1975), é o meio de repensar as ações, de construir a consciência do eu, do outro e da sociedade, de desmacanizar o que vivemos (Boal,2005), consistindo como base da estética a palavra, o som e a imagem, visando perceber o mundo de outras formas (Boal, 1975), proporcionando um processo de desenvolvimento da autonomia. Com base nisso, evidenciamos também através do arsenal dos jogos do Teatro do Oprimido(Boal,2005), recursos para uma práxis que auxilie no processo do desenvolvimento consciente destes jovens, protagonizando novas formas de ver o mundo, de senti-lo e de lidar com o mesmo.Downloads
Publicado
2021-01-01
Como Citar
Silva, S. do N., & Gerardo Vasconcelos, J. (2021). TEATRO EMOÇÃO: O ESTUDO DO TEATRO DO OPRIMIDO COMO METODOLOGIA PARA DESENVOLVER HABILIDADES SOCIOEMOCIONAIS EM ADOLESCENTES. Encontros Universitários Da UFC, 5(10), 4316. Recuperado de https://periodicos.ufc.br/eu/article/view/64190
Edição
Seção
VII Encontro de Programas de Educação Tutorial
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.