ESTUDOS COLABORATIVOS SOBRE LATINIDADES E AFRICANIDADES NO APOIO A PERMANÊNCIA ACADÊMICA EM GEOGRAFIA EM TEMPOS DE PANDEMIA

Autores/as

  • Joao Gabriel Tavares Vieira
  • Francisca Laryssa Feitosa Araujo
  • Christian Dennys Monteiro de Oliveira

Resumen

O projeto Articulação de Estudos Colaborativos em Latinidades e Africanidades (ARESCOLA) configura-se como um grupo de estudos do Laboratório de Estudos Geoeducacionais (LEGES), do Departamento de Geografia da Universidade Federal do Ceará (UFC). O projeto trata sobre questões relacionadas aos países da América Latina e África, entre os textos selecionados podemos listar temáticas como: educação, desigualdades sociais, aspectos físicos, política, entre outras. O ARESCOLA, visa acolher os alunos recém ingressantes no curso de Geografia, proporcionando aos mesmos uma visão sobre o vasto leque temático da Geografia. O projeto atua incentivando o acesso às temáticas relacionadas às realidades de países africanos e latino-americanos, aguçando o olhar geográfico dos participantes e instigando debates acadêmicos acerca das muitas realidades paralelas às vivências no Brasil. Devido ao contexto pandêmico vivenciado no ano de 2020 a realização das atividades programadas tiveram de ser readaptadas para o formato remoto, possibilitando a produção de duas apostilas contendo fichamentos de artigos científicos selecionados baseando-se em temáticas específicas da Geografia, abrangendo aspectos físicos, sociais e educacionais, de maneira que contemplassem as realidades vivenciadas nos países escolhidos. A partir disso foram produzidas as apostilas oficiais do projeto, disponíveis também no site do LEGES. Com o isolamento social os encontros que estavam planejados não foram possíveis de serem realizados, e mesmo que ocorressem online muitos participantes relataram dificuldade de acesso a internet e incompatibilidade de horários. Com isso, os materiais produzidos foram disponibilizados via e-mail para os interessados no projeto. Concluímos que o projeto ARESCOLA tem uma grande importância, pois aborda temáticas de enorme relevância, mas que ainda são pouco discutidas no curso de Geografia.

Descargas

Publicado

2021-01-01

Cómo citar

Gabriel Tavares Vieira, J., Laryssa Feitosa Araujo, F., & Dennys Monteiro de Oliveira, C. (2021). ESTUDOS COLABORATIVOS SOBRE LATINIDADES E AFRICANIDADES NO APOIO A PERMANÊNCIA ACADÊMICA EM GEOGRAFIA EM TEMPOS DE PANDEMIA. Encontros Universitários Da UFC, 5(9), 4035. Recuperado a partir de https://periodicos.ufc.br/eu/article/view/64274

Número

Sección

X Encontro de Bolsistas de Apoio a Projetos da Graduação