LER E ESCREVER COM OS CLÁSSICOS DA LITERATURA: A FORMAÇÃO DO LEITOR RECÉM-CHEGADO ÀS LICENCIATURAS EM LETRAS NA UFC

Autores/as

  • Filipe do Vale Teixeira
  • Orlando Luiz de Araujo

Resumen

O trabalho avalia o interesse e a aprendizagem dos estudantes ingressantes na Universidade Federal do Ceará na licenciatura em Letras, na sua vertente da literatura clássica, destacando as leituras de autores gregos como Homero (Ilíada e Odisséia) e o entendimento da mitologia no estudo dos arquétipos de herói. Com a colaboração constante do grupo de pesquisa e estudo em cultura clássica, Paideia -- termo do grego antigo para educação --, houve um entendimento melhor por parte dos envolvidos, havendo diversas leituras de obras clássicas para saber como a sociedade antiga vivia e idealizava os deuses naqueles tempos. Estudando textos de tragicomédia e epopéias que envolviam o desempenho da figura dos heróis. Devido à pandemia do vírus covid-19, as atividades tiveram que ser remotas. Aulas e palestras também aderiram ao uso. As atividades envolviam ilustrações da obra clássica da Ilíada, que ajudava a mostrar aos envolvidos como se daria a retratação de cena de determinados cantos do texto, havendo uma criatividade de imaginar como se daria uma cena estudada para transformá-la em um desenho. O plano de aula consistiu em estudar diversos textos clássicos (de deuses aos heróis e sua sociedade) para despertar o interesse do aluno pelas obras e conseguir retratá-las usando sua criatividade. Conseguiu-se trabalhar a busca de mais obras que envolviam os mitos, havendo sempre discussão de como a sociedade personificava suas divindades até por muitas vezes, comparando-os com os tempos atuais, o que favorecia, imensamente, o interesse dos alunos pelas obras clássicas.

Descargas

Publicado

2021-01-01

Cómo citar

Teixeira, F. do V., & Luiz de Araujo, O. (2021). LER E ESCREVER COM OS CLÁSSICOS DA LITERATURA: A FORMAÇÃO DO LEITOR RECÉM-CHEGADO ÀS LICENCIATURAS EM LETRAS NA UFC. Encontros Universitários Da UFC, 5(9), 4052. Recuperado a partir de https://periodicos.ufc.br/eu/article/view/64291

Número

Sección

X Encontro de Bolsistas de Apoio a Projetos da Graduação