MEDIAÇÃO DE RODAS DE CONVERSA ONLINE COMO ESPAÇO DE TROCAS E APRENDIZADO.

Authors

  • Nyvya Rodrigues Bezerra Freitas
  • Araguacy Paixao Almeida Filgueiras

Abstract

Durante a pandemia decorrente do novo coronavírus (SARS-CoV-2) e consequente isolamento social, plataformas digitais foram amplamente utilizadas como meio de comunicação, fonte de informação e espaço de entretenimento como tentativa de minimizar a distância que nos foi imposta. Visando dar continuidade às atividades culturais e artísticas realizadas presencialmente no Instituto de Cultura e Arte UFC, o laboratório de produção cultural desenvolveu rodas de conversa online, ao vivo, como forma de dialogar e manter elos entre os diferentes cursos e corpos, docente/discente/servidores, que ocupam os espaços ICA. As rodas de conversa foram realizadas quinzenalmente através das plataformas StreamYard e YouTube, integradas, com a participação de dois a três convidados, entre servidores, professores, alunos e artistas locais, e com temas pertinentes ao período complexo vivenciado relacionado ao fomento e produção da cultura e arte local durante o isolamento social. Tive a oportunidade de participar ativamente desses momentos de troca por meio da produção e mediação dos encontros. Em cada roda de conversa realizada foram absorvidos conhecimentos que perpassam a sala de aula e permitiram não só o contato com outras áreas de conhecimento como também novos olhares e perspectivas sobre o que está ao nosso redor cotidianamente. Tais rodas de conversa possibilitaram espaços de troca e encontros entre diferentes áreas de pesquisa e atuação existentes no Instituto de Cultura e Arte, contribuindo assim, para aprendizado constante e formação acadêmica mais diversa e plural.

Downloads

Published

2021-01-01

How to Cite

Rodrigues Bezerra Freitas, N., & Paixao Almeida Filgueiras, A. (2021). MEDIAÇÃO DE RODAS DE CONVERSA ONLINE COMO ESPAÇO DE TROCAS E APRENDIZADO. Encontros Universitários Da UFC, 5(9), 4054. Retrieved from https://periodicos.ufc.br/eu/article/view/64293

Issue

Section

X Encontro de Bolsistas de Apoio a Projetos da Graduação