O USO DE MAPAS MENTAIS NO ENSINO REMOTO EMERGENCIAL PARA A MELHOR ASSIMILAÇÃO DOS CONTEÚDOS DE HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO E DA PEDAGOGIA
Resumen
INTRODUÇÃO: Em virtude das mudanças na Universidade causadas pela pandemia do COVID-19, a partir de março de 2020, foi imprescindível reformar as ações de apoio aos alunos do primeiro semestre do curso de Pedagogia, os ingressantes se deparam com uma nova realidade, por vezes intimidadora. Na disciplina de História da Educação e da Pedagogia, os alunos vivenciaram pequenos grupos para estudo e revisão dos conteúdos com o uso de mapas mentais. Os mapas mentais são um método de organizar e priorizar informações usando palavras-chave e imagens–chave que estimulam e contribuem para que o pensamento e o planejamento se tornem atividades mais inteligentes e rápidas, sendo possível aplicá-los tanto em sala de aula presencial, quanto na sala virtual. OBJETIVO: Avaliar a efetividade da utilização de mapas mentais no processo ensino-aprendizagem da disciplina de História da Educação e da Pedagogia. METODOLOGIA: Grupos de estudo para revisar e discutir o conteúdo visto em sala e aplicação de um questionário entre os alunos que cursaram a disciplina de História da Educação e da Pedagogia, analisando a satisfação deles quanto a utilização dos mapas mentais e das revisões em grupo. RESULTADOS: 30% dos discentes da turma participaram das atividades, e dos 30%, 100% afirmou que o grupo de estudos, com uso dos mapas mentais os ajudou a esclarecer dúvidas e foi de grande apoio. CONCLUSÃO: Após a análise do questionário, verificamos que a utilização de mapas mentais foi considerada eficaz para a aprendizagem dos conteúdos de História da Educação e da Pedagogia pelos alunos.Descargas
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Publicado
2021-01-01
Cómo citar
Priscila BrandÃo Vieira, G., & Ari de Andrade, F. (2021). O USO DE MAPAS MENTAIS NO ENSINO REMOTO EMERGENCIAL PARA A MELHOR ASSIMILAÇÃO DOS CONTEÚDOS DE HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO E DA PEDAGOGIA. Encontros Universitários Da UFC, 5(9), 4074. Recuperado a partir de https://periodicos.ufc.br/eu/article/view/64313
Número
Sección
X Encontro de Bolsistas de Apoio a Projetos da Graduação
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