VIVÊNCIA PRÁTICA DAS ATIVIDADES ACADÊMICAS DOS CURSOS DE ZOOTECNIA E AGRONOMIA PARA ALUNOS RECÉM- INGRESSOS COMO MEIO DE REDUÇÃO DA EVASÃO.

Autores/as

  • Matteus de Araujo Barroso Xavier
  • Samuel Pinho da Silva
  • Raynara Cardonha Uchôa Lima
  • Yasmim Dantas Braga
  • Silvio de Sousa Junior
  • Ana Claudia Nascimento Campos

Resumen

A evasão acadêmica é um problema enfrentado pelo ensino superior em todo país, e vem ocorrendo nos cursos de ciências agrárias da Universidade Federal do Ceará (UFC). Mesmo em anos letivos típicos, os alunos do primeiro ano dos cursos de Zootecnia e Agronomia têm pouco contado com disciplinas práticas que mostrem como os cursos escolhidos funcionam. Objetivando integrar os alunos recém ingressos e contribuir para reduzir a taxa de evasão nos cursos de zootecnia e agronomia, atividades práticas foram propostas para serem realizadas nos diferentes setores do Departamento de Zootecnia. Os monitores do projeto propuseram realizar as seguintes atividades: (i) coleta de sêmen ovino e confecção de lâminas de sêmen diluído para identificação de possíveis alterações na morfologia dos espermatozoides; (ii) manejo e conservação de forragens; (iii) diferenciação entre ovinos e caprinos e (iv) apresentação dos ingredientes utilizados na formulação de dietas zootécnicas. Apesar de ter sido feito contado inicial com 27 alunos de agronomia e 35 de zootecnia, surgiu a pandemia do COVID-19 em março de 2020. As medidas de isolamento social adotadas pelo estado do Ceará, não viabilizou a realização das propostas nesse projeto. Apesar te ter sido proposta a filmagem das práticas e disponibilização aos alunos durante a quarentena, a coordenadora do projeto não aprovou em vista do risco de possível exposição ao vírus sars-cov-2 durante o trajeto até a universidade. Conclui-se o projeto só tem viabilidade de ser realizado de forma presencial e que as expectativas é que possa ser conduzido em 2021 assim que a vacina for disponibilizada para a população.

Descargas

Publicado

2021-01-01

Cómo citar

Barroso Xavier, M. de A., Pinho da Silva, S., Cardonha Uchôa Lima, R., Dantas Braga, Y., Junior, S. de S., & Claudia Nascimento Campos, A. (2021). VIVÊNCIA PRÁTICA DAS ATIVIDADES ACADÊMICAS DOS CURSOS DE ZOOTECNIA E AGRONOMIA PARA ALUNOS RECÉM- INGRESSOS COMO MEIO DE REDUÇÃO DA EVASÃO. Encontros Universitários Da UFC, 5(9), 4121. Recuperado a partir de https://periodicos.ufc.br/eu/article/view/64360

Número

Sección

X Encontro de Bolsistas de Apoio a Projetos da Graduação