VIVÊNCIA PRÁTICA DAS ATIVIDADES ACADÊMICAS DOS CURSOS DE ZOOTECNIA E AGRONOMIA PARA ALUNOS RECÉM- INGRESSOS COMO MEIO DE REDUÇÃO DA EVASÃO.
Resumen
A evasão acadêmica é um problema enfrentado pelo ensino superior em todo país, e vem ocorrendo nos cursos de ciências agrárias da Universidade Federal do Ceará (UFC). Mesmo em anos letivos típicos, os alunos do primeiro ano dos cursos de Zootecnia e Agronomia têm pouco contado com disciplinas práticas que mostrem como os cursos escolhidos funcionam. Objetivando integrar os alunos recém ingressos e contribuir para reduzir a taxa de evasão nos cursos de zootecnia e agronomia, atividades práticas foram propostas para serem realizadas nos diferentes setores do Departamento de Zootecnia. Os monitores do projeto propuseram realizar as seguintes atividades: (i) coleta de sêmen ovino e confecção de lâminas de sêmen diluído para identificação de possíveis alterações na morfologia dos espermatozoides; (ii) manejo e conservação de forragens; (iii) diferenciação entre ovinos e caprinos e (iv) apresentação dos ingredientes utilizados na formulação de dietas zootécnicas. Apesar de ter sido feito contado inicial com 27 alunos de agronomia e 35 de zootecnia, surgiu a pandemia do COVID-19 em março de 2020. As medidas de isolamento social adotadas pelo estado do Ceará, não viabilizou a realização das propostas nesse projeto. Apesar te ter sido proposta a filmagem das práticas e disponibilização aos alunos durante a quarentena, a coordenadora do projeto não aprovou em vista do risco de possível exposição ao vírus sars-cov-2 durante o trajeto até a universidade. Conclui-se o projeto só tem viabilidade de ser realizado de forma presencial e que as expectativas é que possa ser conduzido em 2021 assim que a vacina for disponibilizada para a população.Descargas
Descargas
Publicado
2021-01-01
Cómo citar
Barroso Xavier, M. de A., Pinho da Silva, S., Cardonha Uchôa Lima, R., Dantas Braga, Y., Junior, S. de S., & Claudia Nascimento Campos, A. (2021). VIVÊNCIA PRÁTICA DAS ATIVIDADES ACADÊMICAS DOS CURSOS DE ZOOTECNIA E AGRONOMIA PARA ALUNOS RECÉM- INGRESSOS COMO MEIO DE REDUÇÃO DA EVASÃO. Encontros Universitários Da UFC, 5(9), 4121. Recuperado a partir de https://periodicos.ufc.br/eu/article/view/64360
Número
Sección
X Encontro de Bolsistas de Apoio a Projetos da Graduação
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.