A INTERNACIONALIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR: O CASO DA UNIVERSIDADE DA INTEGRAÇÃO INTERNACIONAL DA LUSOFONIA AFRO-BRASILEIRA - UNILAB

Autores/as

  • Calilo Fati
  • Danyelle Nilin Goncalves

Resumen

Neste trabalho o nosso principal objetivo visa analisar o conceito de internacionalização da educação superior, a partir do caso da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira – UNILAB e compreender como ocorre essa no âmbito de Comunidade dos Países de Língua Portuguesa – CPLP, com ênfase nos Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa – PALOP. O foco da análise consiste em analisar a mobilidade acadêmica como um dos elementos mais característicos da internacionalização da educação superior. Para melhor compreendermos a institucionalização desta instituição internacional que promove a integração cultural e saber científico, o estudo baseou-se na pesquisa bibliográfica e documental (MEDEIROS, 2011); e em estudos realizados por (MOROSINI, 2006; CASTRO; NETO, 2012) e outros. Apesar de forma parcial, conclui-se que o investimento no campo educacional como tem sido através dessa política de integração e internacionalização via campo educacional entre o Brasil e nações africanas de língua portuguesa, irá trazer benefícios a curto, médio e ao longo prazo em diversas áreas vitais para o desenvolvimento local urbano dos municípios cearense e do recôncavo baiano onde está inserida os campis da UNILAB, e outros municípios vizinhos devidos os investimentos público e privado que vem ocorrendo desde a sua inauguração até os dias atuais, e consequentemente dos Estados membros da CPLP, e demais países parceiros da UNILAB.

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Publicado

2021-01-01

Número

Sección

XIII Encontro de Pesquisa e Pós-Graduação