CIDADANIA EM QUESTÃO: CONSTRUINDO UMA PESQUISA-INTERVENÇÃO COM SECUNDARISTAS DE UMA ESCOLA PÚBLICA
Resumen
Este trabalho busca analisar o processo de Pesquisa-Intervenção (PI) com jovens secundaristas acerca da cidadania no espaço escolar e faz parte da pesquisa de mestrado “Espaço de fala, cidadania e subjetivação: construindo uma PI com secundaristas de uma escola pública”. Este estudo foi desenvolvido em uma escola pública estadual de ensino médio, localizada na cidade de Fortaleza/CE, entre os anos de 2019 e 2020. Orientados pela política do “pesquisarCOM” (MORAES,2010) e reconhecendo a cidadania enquanto fenômeno resultado do processo histórico, com sentido variando em determinado tempo e espaço, utilizamos Pinsky e Pinsky (2018) para problematizar a noção forjada atualmente. Com seus alicerces nas reivindicações decorrentes das revoluções burguesas, o conceito de cidadania é resgatado da antiguidade greco-romana dando-lhe novos contornos. A concepção teórico-metodológica da PI opera na micropolítica do cotidiano, atuando no plano dos acontecimentos e buscando analisadores que problematizam eventos tidos como naturais, assumindo um caráter de intervenção política e social (AGUIAR; ROCHA, 2007). Após a realização do curso de formação de jovens pesquisadores com 36 alunos do 2° ano do ensino médio dessa escola, duas bolsistas PIBIC-EM foram selecionadas e, com base na literatura disponível e produção discursiva dos próprios jovens durante o curso, as bolsistas analisaram o processo que outrora fizeram parte. Os dados construídos durante as atividades desse curso de extensão foram transcritos e analisados em conjunto com as secundaristas, mapeando elementos discursivos relacionados ao tema, sendo divididos em seis categorias. Devido às interrupções das atividades presenciais por causa da pandemia da COVID 19, as atividades passaram a ser realizadas remotamente. Ao final foi possível discutir questões a respeito da escola como local de construção cidadã, destacando os benefícios na ampliação de espaços de fala heterogêneos e nas potencialidades da construção coletiva.Descargas
Los datos de descargas todavía no están disponibles.
Descargas
Publicado
2021-01-01
Número
Sección
XIII Encontro de Pesquisa e Pós-Graduação
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.