CUIDANDO DE SI: A GESTÃO AUTÔNOMA DA MEDICAÇÃO (GAM) POR PESSOAS QUE SÃO ACOMPANHADAS NA REDE PÚBLICA DE SAÚDE E ASSISTÊNCIA
Resumen
A guia de Gestão Autônoma da Medicação (GAM), é um instrumento, inicialmente criado no Canadá, depois adaptado ao uso no Brasil, que tem como finalidade possibilitar que as pessoas tenham autonomia para negociar ativamente os medicamentos que lhe façam bem, assim como a possibilidade de acesso à outras formas de tratamento. Apresentaremos uma pesquisa em andamento, que já desenvolveu uma adaptação da guia, a “GAM@), a ser utilizado como ferramenta auxiliar de promoção da autonomia de usuários de serviços de saúde e assistência. A metodologia utilizada: constitui-se como pesquisa e intervenção, de ação qualitativa de cunho descritiva e compreensiva, hierarquizando semelhanças e diferenças na utilização da Gestão Autônoma da Medicação, GAM por técnicos e profissionais, comparando os usos que fazem do instrumento. Realizamos uma etapa de construção da primeira versão da GAM@, realizando oficinas com profissionais e usuários de Centro de Atenção Psicossocial Álcool e outras Drogas (CAPS-ad). Tal versão vem sendo estudada e acompanhada por pesquisadores da rede de pesquisa GAM no Brasil. Os resultados obtidos até agora foi a constituição da versão atual da GAM@ que, no ano de 2021, será utilizada em oficinas de treinamento com alguns profissionais, estes da rede de saúde e assistência, atuantes em diversas regiões do país, nos estados: Ceará, Paraíba, Natal, Mato Grosso e São Paulo.Descargas
Los datos de descargas todavía no están disponibles.
Descargas
Publicado
2021-01-01
Número
Sección
XIII Encontro de Pesquisa e Pós-Graduação
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.