FORMAÇÃO FEDATHI GENERALIZADA: CONCEPÇÕES ADVINDAS DA EXPERIÊNCIA COM FORMAÇÕES ENVOLVENDO A SEQUÊNCIA FEDATHI
Resumen
O mundo em constante transformação, exige dos professores atualização de metodologias de ensino, já que vão nortear a mediação em sala de aula. Conforme Gauthier, em palestra no ENDIPE-UECE/2014, o efeito professor indica o docente como fator de maior influência na formação dos alunos, portanto, é preciso dar suporte a formação continuada, voltando-se para a realidade do docente em sala, favorecendo a análise e reflexão da prática. Para isto, propõe-se a Formação Fedathi Generalizada, trabalho de tese, apoiado nos pensamentos de Borges Neto, Schön, Freire, Gauthier, que por meio da imersão e da relação vincular entre os participantes, promove o envolvimento com a metodologia Sequência Fedathi: estudo, planejamento, aplicação e avaliação de ações em grupo. A experiência do autor em 2020 como formador do III Projeto Fedathi, e da Formação Sequência Fedathi, projetos de extensão, promovidos pela UFC e UFC-UNILAB, respectivamente, em parceria com o Laboratório de Pesquisa Multimeios, proporcionaram o envolvimento de profissionais com a metodologia Sequência Fedathi, agregando concepções ao trabalho de tese. O objetivo, portanto, é analisar as concepções advindas da experiência do autor com o Projeto Fedathi e a Formação Sequência Fedathi para complementar a Formação Fedathi Generalizada. Por meio da pesquisa-ação o autor participou da construção e mediação das formações de extensão, procurando fornecer melhor experiência aos cursistas, provocando mudanças. Como resultados preliminares, acredita-se que uma formação vivencial permite a reflexão, e com boa mediação, os cursistas podem criar concepções da sequência a partir da própria prática. A imersão com a Formação Fedathi Generalizada pode potencializar mudanças, que para se efetivarem necessitam de maior tempo de imersão, pois muitas vezes as concepções dos professores quanto às suas aulas já são engessadas. É necessário, portanto, ter curiosidade epistemológica, observar a prática, a fim de questioná-la para mudar.Descargas
Los datos de descargas todavía no están disponibles.
Descargas
Publicado
2021-01-01
Número
Sección
XIII Encontro de Pesquisa e Pós-Graduação
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.