A PRODUÇÃO AUDIOVISUAL NA SALA DE AULA DE LÍNGUA INGLESA: AS TECNOLOGIAS DIGITAIS EM PROL DA AQUISIÇÃO VOCABULAR E APRENDIZAGEM AUTÔNOMA
Resumen
O desenvolvimento das tecnologias digitais provocou grandes impactos nos mais diversos setores da sociedade, incluindo o da educação. No âmbito do ensino de línguas estrangeiras, os aplicativos e as ferramentas disponíveis em smartphones são amplamente utilizados por aprendizes em função de sua aprendizagem autônoma. O objetivo deste trabalho foi investigar a eficiência da produção audiovisual no desempenho de aprendizes de língua estrangeira. De natureza qualitativa, a pesquisa baseou-se na Teoria Fundamentada nos Dados (TFD) e contou com a participação de alunos de nível A1 (básico) da Casa de Cultura Britânica, na UFC. A metodologia consistiu na aplicação de três instrumentos em duas fases distintas. Na primeira etapa, os participantes responderam ao Questionário Pré-Produção do Vídeo e, em seguida, realizaram a gravação de um vídeo. Na segunda etapa, os alunos responderam ao Questionário Pós-Produção do Vídeo. A pesquisa se encontra no final de sua segunda fase, na qual as categorias globais finais estão emergindo a partir dos dados obtidos nas duas etapas. Os resultados mostram que 100% dos participantes possuíam acesso às tecnologias digitais e que já estavam familiarizados com estas. Quanto à gravação de vídeos, 75% dos participantes relataram já terem realizado uma produção audiovisual. Os dados coletados na segunda etapa indicam que houve aprendizagem autônoma dos alunos através da gravação do vídeo, além de apontarem outros benefícios para o aprendizado da língua inglesa, tais como a prática das habilidades orais e a evolução dos alunos ao praticarem o conhecimento adquirido durante o curso de inglês. As envolvidas no desenvolvimento da pesquisa agradecem ao grupo PRALIT/UFC e à PRPPG/UFC, por possibilitar a realização do trabalho.Descargas
Los datos de descargas todavía no están disponibles.
Descargas
Publicado
2021-01-01
Cómo citar
Teixeira da Costa, L., & Morais Ribeiro da Silva, C. (2021). A PRODUÇÃO AUDIOVISUAL NA SALA DE AULA DE LÍNGUA INGLESA: AS TECNOLOGIAS DIGITAIS EM PROL DA AQUISIÇÃO VOCABULAR E APRENDIZAGEM AUTÔNOMA. Encontros Universitários Da UFC, 6(2), 720. Recuperado a partir de https://periodicos.ufc.br/eu/article/view/73843
Número
Sección
XL Encontro de Iniciação Científica
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.