A SEXUALIDADE NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: ANÁLISE DAS SUGESTÕES DE AULAS DO PORTAL DO PROFESSOR.
Resumen
O debate contemporâneo acerca da sexualidade na escola tem seguido duas perspectivas, de um lado há a visão higienista e normativa, perfazendo uma espécie de orientação sobre o que fazer, como fazer e o que evitar, o reduzindo aos conceitos de assepsia, controle e prevenção de doenças (ABRAMOVAY, CASTRO, SILVA, 2004). Por outro lado, há um movimento reflexivo, cuja pretensão é refletir, questionar e desestabilizar discursos culturalmente naturalizados (XAVIER FILHA, 2017). Nesse sentido, este trabalho trata-se de uma investigação a fim de entender como a sexualidade tem sido abordada nos anos finais do Ensino Fundamental, a partir do que se encontra nos documentos curriculares como a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e o Documento Curricular Referencial do Ceará (DCRC); e nas sugestões de aulas do Portal do Professor. O referencial teórico teve aporte do Estado da Questão (EQ), um tipo de revisão bibliográfica, cuja finalidade foi registrar como se encontrava o objeto da investigação no estado atual da Ciência ao nosso alcance (NÓBREGA-THERRIEN; THERRIEN, 2004). A BNCC, o DCRC, bem como as sugestões de aulas do Portal do Professor foram analisadas à luz da Análise de Conteúdo (AC) proposta por Bardin (2011). A partir do processo de análises, foi possível perceber nas sugestões de aulas do Portal do Professor uma ênfase nos conceitos de cuidado com o corpo, em que se ressalta a visão higienista e de controle da sexualidade. Essa mesma ideia também é levantada pela BNCC e o DCRC. Dessa forma, evidenciado pela interlocução entre os documentos curriculares e as sugestões de aulas do Portal do Professor, é possível compreender que há uma tendência para a discussão biomédica (tecnicista) acerca da sexualidade nos anos finais do Ensino Fundamental.Descargas
Los datos de descargas todavía no están disponibles.
Descargas
Publicado
2021-01-01
Cómo citar
Wilker Moraes Vieira, J., & Crosara Maia Leite, R. (2021). A SEXUALIDADE NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: ANÁLISE DAS SUGESTÕES DE AULAS DO PORTAL DO PROFESSOR. Encontros Universitários Da UFC, 6(2), 734. Recuperado a partir de https://periodicos.ufc.br/eu/article/view/73857
Número
Sección
XL Encontro de Iniciação Científica
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.