A VIDA DAS FOTOGRAFIAS SOB A ÓTICA DA ANTROPOLOGIA DA ARTE
Resumen
A seara da arte é permeada por disputas sociais, na qual os mediadores desse campo chancelam o que é considerado artístico. Sobre isso podemos citar a fotografia, que em seu surgimento foi vista como uma arte menor comparada à pintura; a sua reprodutibilidade técnica foi considerada falta de autenticidade, o oposto da arte manual imbuída de aura, conforme a célebre tese benjaminiana. Ademais, em geral a fotografia não exerce um papel de destaque no âmbito das ciências sociais, mas notoriamente conquistou o seu protagonismo na antropologia visual. Nesta pesquisa vinculada ao Programa Institucional de Bolsa de Iniciação Científica, no projeto intitulado de Etnografias e Comparações: Regimes das Artes, Memórias e Imagens, trago a "fotografia" como objeto de estudo. A questão transversal deste trabalho é investigar a "agência social" mediada pelas fotos reveladas, tendo como principal referencial teórico a antropologia da arte proposta por Alfred Gell, tensionada por outras abordagens que contribuem para pensar a fotografia. Além disso, o trabalho ampliou-se para pesquisar outros desmembramentos de vida das fotos, investigando-a como artefato, seja pelas trocas de retratos ou quando proponho pensá-la como "agente paciente" que sofre intervenções sociais. Para tanto, o trabalho se vale das discussões em torno da “noção de pessoa” na antropologia, de modo a operacionalizar a ideia de agência nas fotografias. A discussão teórica fundamentou um diálogo epistêmico a respeito das fontes imagéticas pesquisadas, como fotobiografias de personalidades do âmbito da arte e da literatura, fotos de minha autoria e do acervo de minha vó materna. Portanto, as conclusões parciais desta pesquisa em desenvolvimento é que as fotos medeiam relações em diversos contextos sociais, desse modo, se relaciona com questões fundamentais que tange a análise antropológica. Por fim, agradeço ao PIBIC-UFC, por ter me concedido a bolsa de estudos que tornou possível a realização desta pesquisa.Descargas
Los datos de descargas todavía no están disponibles.
Descargas
Publicado
2021-01-01
Cómo citar
Lopes da Silva, V., & Rattes Goncalves, K. (2021). A VIDA DAS FOTOGRAFIAS SOB A ÓTICA DA ANTROPOLOGIA DA ARTE. Encontros Universitários Da UFC, 6(2), 740. Recuperado a partir de https://periodicos.ufc.br/eu/article/view/73863
Número
Sección
XL Encontro de Iniciação Científica
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.