CORPUS DE MOVIMENTAÇÃO OCULAR DE PADRÕES DE LEITURA DE ADULTOS ALFABETIZADOS TARDIAMENTE

Autores/as

  • Willamy Matos dos Santos
  • Elisangela Nogueira Teixeira

Resumen

Com o objetivo de investigar o impacto da alfabetização tardia no desenvolvimento da leitura, o objetivo deste trabalho é construir um corpus de movimentação ocular de adultos alfabetizados tardiamente. Para isso, será gravada a movimentação ocular de adultos alfabetizados após os 12 anos de idade durante a leitura de 50 textos de diferentes gêneros (notícias, divulgação científica e literatura). Esse corpus será comparado com o corpus de leitura de brasileiros que foram alfabetizados na idade certa, entre 5 e 7 anos de idade (já finalizado). Uma vez que a pandemia por Covid-19 ainda não terminou e que os comitês de ética ainda não autorizaram o trabalho de coleta com seres humanos, as atividades desenvolvidas durante a vigência da bolsa PIBIC 2020-2021 se concentraram na aprendizagem de programas de análise de dados. As ferramentas do R Studio para a análise de dados foram estudadas, desde as noções básicas de programação em R aplicadas à análise de estudos da área de Psicologia da Leitura e Psicolinguística até o estudo de modelos estatísticos diversos: da distribuição ao modelo linear misto, que vem sendo utilizado para identificar efeitos fixos e randomizados. Pacotes para a apresentação dos resultados em gráficos, como o GGPLOT, também foram estudados. Vários scripts de análise foram criados, numa tarefa de preparação de análise dos dados que serão coletados. Foram usados dados de estudos já finalizados durante o treinamento e aprendizagem dessas ferramentas.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Publicado

2021-01-01

Cómo citar

Matos dos Santos, W., & Nogueira Teixeira, E. (2021). CORPUS DE MOVIMENTAÇÃO OCULAR DE PADRÕES DE LEITURA DE ADULTOS ALFABETIZADOS TARDIAMENTE. Encontros Universitários Da UFC, 6(2), 1064. Recuperado a partir de https://periodicos.ufc.br/eu/article/view/74187

Número

Sección

XL Encontro de Iniciação Científica