ESTRATÉGIAS DE COPING EM CONTEXTO PANDÊMICO ENTRE ESTUDANTES DE MEDICINA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ
Resumen
Na contemporaneidade, a pandemia do COVID-19 alterou drasticamente o cotidiano dos indivíduos, incluindo estudantes de medicina. Tal mudança, somada à carência de interação com os colegas e outras problemáticas relacionadas à graduação a distância, agravou pressões psicológicas inerentes ao curso, com consequente aumento dos índices de estresse, ansiedade e depressão. Diante dessa circunstância, muitos estudantes desenvolveram a prática de “coping” para minimizar os impactos da pandemia na saúde mental. É o objetivo deste trabalho, portanto, entender as estratégias usadas por esses estudantes em contexto pandêmico, sua efetividade, desafios e vantagens que levaram a cada escolha. Trata-se de um estudo qualitativo exploratório descritivo cujo instrumento de coleta de dados foi um questionário semiestruturado aplicado por meio da ferramenta online Google Forms. Como resultados, obteve-se uma ampla gama de estratégias cuja efetividade, desafios e vantagens estão ligados ao individual e circunstancial de cada aluno, com destaque à realização de atividade física e à visualização de filmes e séries como estratégias mais abordadas, devido a fácil adaptação à prática segura em domicílio. Dessa forma, ficou clara a importância da adaptação das estratégias no contexto da pandemia para a efetividade delas como coping, além da constatada diferença de autoavaliação da saúde mental entre quem possui uma atividade ligada ao lazer e quem não o faz, com avaliação mais positiva no primeiro caso. Tudo isso ilustra a necessidade do desenvolvimento, estudo, ampliação e divulgação das estratégias de coping não apenas durante a pandemia de Covid-19, mas durante toda a vida acadêmica do estudante de medicina.Descargas
Los datos de descargas todavía no están disponibles.
Descargas
Publicado
2021-01-01
Cómo citar
Alencar Salvadori, M., Sales Bonfim da Silva, J., Vinicius Sampaio Bastos, C., Urano de Carvalho Sugo, D., Murta Ferreira Rezende, R., & Mara Machado Ribeiro, B. (2021). ESTRATÉGIAS DE COPING EM CONTEXTO PANDÊMICO ENTRE ESTUDANTES DE MEDICINA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ. Encontros Universitários Da UFC, 6(2), 1223. Recuperado a partir de https://periodicos.ufc.br/eu/article/view/74346
Número
Sección
XL Encontro de Iniciação Científica
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.