INTERVENÇÃO EDUCATIVA NA ASSISTÊNCIA A MULHERES SUBMETIDAS À BRAQUITERAPIA GINECOLÓGICA: RELATO DE EXPERIÊNCIA
Resumo
A braquiterapia ginecológica de Alta Taxa de Dose (High Dose Rate - HDR) é uma das modalidades de tratamento utilizadas por mulheres com cânceres ginecológicos, entretanto, esse tratamento pode causar diversos efeitos colaterais a curto, médio e longo prazo. Para a prevenção e redução de tais efeitos, existem cuidados que podem ser realizados pela própria paciente. As tecnologias educativas podem ser utilizadas para orientar as pacientes quanto a esses cuidados. Assim, objetiva-se relatar a experiência de acadêmicas de enfermagem na assistência a mulheres submetidas à braquiterapia ginecológica através de atividade educativa. Trata-se de estudo descritivo, do tipo relato de experiência, de intervenção educativa, através de uma Cartilha Educativa (CE) para mulheres submetidas à braquiterapia ginecológica. A atividade educativa foi realizada com cerca de 30 mulheres, de forma individual. As pacientes foram orientadas através da CE que trazia informações acerca do câncer ginecológico, do tratamento braquiterápico em si, e dos possíveis efeitos colaterais, além de cuidados para prevenção e redução dos mesmos. A intervenção foi realizada por acadêmicas de enfermagem que receberam treinamento adequado acerca da temática, ministrado por uma enfermeira especialista na área. Houve boa aceitação das orientações, e as acadêmicas relatam a percepção do desenvolvimento de habilidades profissionais, como comunicação, observação e planejamento. A experiência relatada corrobora com a compreensão de que a educação em saúde é um instrumento de mudança e partilha de conhecimentos entre o público-alvo e o facilitador. Para o público-alvo, a intervenção facilitou a compreensão do processo de tratamento e contribuiu com o autocuidado, e, para os acadêmicos facilitadores, trouxe o reforço de conhecimentos teóricos adquiridos em sala de aula e, também, a oportunidade de desenvolver as competências necessárias para a atuação profissional, levando em conta o papel educador do enfermeiro.Downloads
Não há dados estatísticos.
Publicado
2021-01-01
Como Citar
Lacerda Souza, G., Serpa de Sousa, G., Larissa Félix de Queiroz, M., & Bezerra Rodrigues, A. (2021). INTERVENÇÃO EDUCATIVA NA ASSISTÊNCIA A MULHERES SUBMETIDAS À BRAQUITERAPIA GINECOLÓGICA: RELATO DE EXPERIÊNCIA. Encontros Universitários Da UFC, 6(2), 1417. Recuperado de https://periodicos.ufc.br/eu/article/view/74540
Edição
Seção
XL Encontro de Iniciação Científica
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.