PERFIL SOCIOECONÔMICO, HÁBITOS DE ESTUDO E PERCEPÇÃO SOBRE O USO DE UM ATLAS VIRTUAL INTERATIVO ENTRE ALUNOS DE HISTOLOGIA
Resumen
As Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação estão cada vez mais comuns no cotidiano das instituições de ensino superior. A Educação à Distância tem tornado essas tecnologias indispensáveis para o ensino de disciplinas básicas, como a Histologia, que necessita do uso de imagens para a compreensão do estudo. Contudo, é importante inteirar-se do cenário em que os estudantes estão inseridos e se este favorece a utilização dessas ferramentas para a aprendizagem. O objetivo foi avaliar o perfil socioeconômico, hábitos de estudo e a percepção sobre o uso de um atlas virtual entre estudantes de Histologia de uma universidade federal. De caráter observacional, transversal, descritivo e de abordagem quantitativa realizou-se o estudo com acadêmicos dos cursos de Enfermagem, Farmácia e Ciências Biológicas da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB), regularmente matriculados e cursando a disciplina de Histologia no semestre 2020.1. Para isso, os estudantes receberam por e-mail um questionário elaborado no Google Forms, com perguntas pertinentes aos objetivos da pesquisa. Os resultados mostraram que dos 72 participantes (100%), 65,3% eram do sexo feminino, 79,2% eram solteiros e 66,7% possuíam renda familiar de até 1 salário mínimo. Os dados sobre os hábitos de estudo revelaram que 29,2% dos estudantes dedicavam de 2 a 3 horas semanais para o estudo de Histologia via internet e 44,4% preferiam estudar sozinhos. 95,8% dos estudantes consideraram um atlas virtual interativo como ferramenta de aprendizagem eficaz para o estudo de Histologia e 93,1% adotariam o atlas para sua rotina. Conclui-se que, apesar das limitações financeiras no âmbito familiar, os alunos utilizam veículos tecnológicos para o estudo da disciplina e mostraram-se bastante favoráveis à utilização de um atlas virtual para a aprendizagem de Histologia. O presente trabalho foi realizado com apoio do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC-UFC).Descargas
Los datos de descargas todavía no están disponibles.
Descargas
Publicado
2021-01-01
Cómo citar
Leticia Moreira Mendes, D., Carlos Joaquim, D., Gustavo Souza Costa, N., Eduarda Gonçalves de Lima, M., Caroline Rocha de Melo Leite, A., & Claudia Carneiro Girao, V. (2021). PERFIL SOCIOECONÔMICO, HÁBITOS DE ESTUDO E PERCEPÇÃO SOBRE O USO DE UM ATLAS VIRTUAL INTERATIVO ENTRE ALUNOS DE HISTOLOGIA. Encontros Universitários Da UFC, 6(2), 1601. Recuperado a partir de https://periodicos.ufc.br/eu/article/view/74724
Número
Sección
XL Encontro de Iniciação Científica
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.