PERFIL SOCIOECONÔMICO, HÁBITOS DE ESTUDO E PERCEPÇÃO SOBRE O USO DE UM ATLAS VIRTUAL INTERATIVO ENTRE ALUNOS DE HISTOLOGIA

Autores/as

  • Debora Leticia Moreira Mendes
  • Davide Carlos Joaquim
  • Nicolas Gustavo Souza Costa
  • Maria Eduarda Gonçalves de Lima
  • Ana Caroline Rocha de Melo Leite
  • Virginia Claudia Carneiro Girao

Resumen

As Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação estão cada vez mais comuns no cotidiano das instituições de ensino superior. A Educação à Distância tem tornado essas tecnologias indispensáveis para o ensino de disciplinas básicas, como a Histologia, que necessita do uso de imagens para a compreensão do estudo. Contudo, é importante inteirar-se do cenário em que os estudantes estão inseridos e se este favorece a utilização dessas ferramentas para a aprendizagem. O objetivo foi avaliar o perfil socioeconômico, hábitos de estudo e a percepção sobre o uso de um atlas virtual entre estudantes de Histologia de uma universidade federal. De caráter observacional, transversal, descritivo e de abordagem quantitativa realizou-se o estudo com acadêmicos dos cursos de Enfermagem, Farmácia e Ciências Biológicas da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB), regularmente matriculados e cursando a disciplina de Histologia no semestre 2020.1. Para isso, os estudantes receberam por e-mail um questionário elaborado no Google Forms, com perguntas pertinentes aos objetivos da pesquisa. Os resultados mostraram que dos 72 participantes (100%), 65,3% eram do sexo feminino, 79,2% eram solteiros e 66,7% possuíam renda familiar de até 1 salário mínimo. Os dados sobre os hábitos de estudo revelaram que 29,2% dos estudantes dedicavam de 2 a 3 horas semanais para o estudo de Histologia via internet e 44,4% preferiam estudar sozinhos. 95,8% dos estudantes consideraram um atlas virtual interativo como ferramenta de aprendizagem eficaz para o estudo de Histologia e 93,1% adotariam o atlas para sua rotina. Conclui-se que, apesar das limitações financeiras no âmbito familiar, os alunos utilizam veículos tecnológicos para o estudo da disciplina e mostraram-se bastante favoráveis à utilização de um atlas virtual para a aprendizagem de Histologia. O presente trabalho foi realizado com apoio do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC-UFC).

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Publicado

2021-01-01

Cómo citar

Leticia Moreira Mendes, D., Carlos Joaquim, D., Gustavo Souza Costa, N., Eduarda Gonçalves de Lima, M., Caroline Rocha de Melo Leite, A., & Claudia Carneiro Girao, V. (2021). PERFIL SOCIOECONÔMICO, HÁBITOS DE ESTUDO E PERCEPÇÃO SOBRE O USO DE UM ATLAS VIRTUAL INTERATIVO ENTRE ALUNOS DE HISTOLOGIA. Encontros Universitários Da UFC, 6(2), 1601. Recuperado a partir de https://periodicos.ufc.br/eu/article/view/74724

Número

Sección

XL Encontro de Iniciação Científica