PRÁTICAS EDUCATIVAS EM SAÚDE PARA PREVENÇÃO DOS FATORES DE RISCO CARDIOVASCULAR EM ACADÊMICOS DE ENFERMAGEM

Autores

  • Giovanna Oliveira Silva Alves
  • Ana Carolina Bernardo Alves
  • Jenifa Cavalcante dos Santos Santiago

Resumo

As doenças cardiovasculares são a principal causa de morte no mundo. No Brasil, alguns estudos destacam a elevada prevalência de fatores de risco cardiovasculares na população universitária. A educação em saúde praticada pela enfermagem pode minimizar ou prevenir os fatores de risco modificáveis nesta clientela. Objetivou-se implementar práticas educativas em saúde para prevenção dos fatores de risco cardiovasculares em acadêmicos de enfermagem de uma instituição federal de ensino superior. Tratou-se de estudo de intervenção presencial, com amostra estimada inicial=23. Entretanto, considerando o cenário de pandemia da Covid-19 o estudo foi alterado para encontros virtuais. Apesar de convidado número superior ao estimado, somente oito estudantes compareceram aos encontros virtuais no Google Meet. Os dados foram tabulados e analisados no programa SPSS Statistics, considerando estatística descritiva. O estudo tem aprovação em comitê de ética. Participaram oito mulheres, solteiras, mais da metade (62,5%) autodeclaradas brancas, não estavam satisfeitas com sua imagem corporal, tinham autopercepção de saúde regular, afirmaram alguma prática de atividade física e ingestão alcoólica. Todas negaram fumar. Os encontros seguiram a programação: Apresentação da proposta e coleta dos dados iniciais; Principais doenças cardiovasculares; Principais fatores de risco para doenças cardiovasculares; Como prevenir os fatores de risco (FR) modificáveis: sedentarismo; Como prevenir os FR modificáveis: tabagismo e etilismo; Como prevenir os FR modificáveis: alimentação saudável; Principais complicações associadas às doenças cardiovasculares; avaliação final dos encontros e tiveram duração média de 50 minutos, com participação de diferentes profissionais de saúde. Conclui-se que as práticas educativas foram implementadas com sucesso, com o intuito de minimizar ou prevenir fatores de risco modificáveis nesta clientela. Agradecemos à FUNCAP pela concessão da bolsa de iniciação científica.

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Publicado

2021-01-01

Como Citar

Oliveira Silva Alves, G., Carolina Bernardo Alves, A., & Cavalcante dos Santos Santiago, J. (2021). PRÁTICAS EDUCATIVAS EM SAÚDE PARA PREVENÇÃO DOS FATORES DE RISCO CARDIOVASCULAR EM ACADÊMICOS DE ENFERMAGEM. Encontros Universitários Da UFC, 6(2), 1628. Recuperado de https://periodicos.ufc.br/eu/article/view/74751

Edição

Seção

XL Encontro de Iniciação Científica