RELAÇÕES INTERPESSOAIS ENTRE VETERANOS E CALOUROS NO ENSINO SUPERIOR: A CONTRIBUIÇÃO DO PROJETO ACOMPANHE UM INGRESSANTE NO CONTEXTO DA PANDEMIA DA COVID-19.

Autores

  • Iago Henrique de Carvalho Martins
  • Lana Mateus de Sousa Carneiro Almeida
  • Jakeline Alencar Andrade

Resumo

O presente trabalho tem o objetivo de descrever e analisar as contribuições do projeto “Acompanhe um Ingressante” para as relações interpessoais entre veteranos e calouros do curso de Pedagogia Noturno da UFC no contexto da pandemia da COVID-19. Em seu segundo ano de atividades, o projeto atua na recepção e no processo de adaptação dos estudantes do primeiro semestre ao ambiente universitário, com o objetivo de garantir uma melhor aderência ao curso e combater os índices de evasão e abandono, tendo em vista que uma parcela significativa desses estudantes concluiu recentemente o ensino médio e necessitam, geralmente, de auxílio para uma ressignificação dos espaços escolares e acadêmicos. O projeto é vinculado a coordenação do curso e conta com bolsistas remunerados e voluntários, todos veteranos, que participam do projeto desde o planejamento da acolhida inicial do semestre ao acompanhamento de um grupo de 4 a 5 ingressantes durante todo o primeiro semestre no curso, com o intuito de compartilhar saberes, habilidades e vivências sobre os temas das disciplinas, os trabalhos acadêmicos e os serviços da universidade, assim como as experiências éticas, técnicas, práticas e pessoais vividas na academia. A pesquisa é de caráter qualitativo e a coleta de dados se deu por meio de dois questionários online: um para os ingressantes e outro para os voluntários do semestre 2020.2. Os resultados parciais demonstrados pelas respostas de 17 estudantes ao questionário apontam alguns aspectos significativos sobre o projeto, tais como: em uma escala de 1 a 5, doze classificaram o projeto com nota 5, três com nota 4 e dois com nota 2; 15 estudantes afirmaram que o projeto foi importante para eles durante o primeiro semestre e 14 avaliaram com nota 5 os bolsistas que os acompanharam. Assim, mesmo em um contexto pandêmico, o projeto promoveu uma interação significativa entre veteranos e calouros, contribuindo para um melhor processo de adaptação dos ingressantes ao ambiente acadêmico.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Publicado

2021-01-01

Como Citar

Henrique de Carvalho Martins, I., Mateus de Sousa Carneiro Almeida, L., & Alencar Andrade, J. (2021). RELAÇÕES INTERPESSOAIS ENTRE VETERANOS E CALOUROS NO ENSINO SUPERIOR: A CONTRIBUIÇÃO DO PROJETO ACOMPANHE UM INGRESSANTE NO CONTEXTO DA PANDEMIA DA COVID-19. Encontros Universitários Da UFC, 6(2), 1696. Recuperado de https://periodicos.ufc.br/eu/article/view/74819

Edição

Seção

XL Encontro de Iniciação Científica